Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Faturamento da pecuária leiteira deve crescer 17,13% no ano, diz CNA

24.11.2014
15:24
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Pecuária impulsionou resultados do PIB, diz CNA
A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) disse nesta segunda-feira (24) que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário cresceu 4,37% nos oito primeiros meses de 2014, na comparação com o acumulado de janeiro a agosto do ano passado. Segundo a entidade, a pecuária impulsionou o resultado. Este segmento cresceu 0,84% em agosto e acumulou alta de 6,36% neste ano, quando comparado aos mesmos períodos de 2013.

Conforme a CNA, entre as atividades da pecuária, a que deve apresentar maior crescimento no faturamento anual é a leiteira: 17,13%. A estimativa é elaborada em conjunto com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. 

"O desempenho esperado é resultado de um cenário positivo que conjuga elevação dos preços e crescimento do volume produzido. Um dos destaques é o expressivo aumento da produção de leite nas regiões Sul e Nordeste em função das condições climáticas favoráveis, além do período de safra no Sul e do resultado dos investimentos realizados ao longo do ano", disse em nota a entidade.

"Destaque também para o crescimento de 14,66% do PIB da bovinocultura de corte no acumulado do ano, resultado da elevação de 14,58% dos preços da arroba do boi gordo no período. A avicultura de corte é a única atividade deste segmento a registrar queda no faturamento até agosto de 2014. O recuo de 2,83% reflete a redução do preço do frango vivo", acrescentou a Confederação.

Ao avaliar o PIB do segmento primário agrícola a CNA mostra queda em agosto. "Mas seguiu em alta no acumulado dos oito primeiros meses do ano, com crescimento de 2,79%. O desempenho mensal reflete a queda nas estimativas de produção, associadas ao recuo dos preços previsto para o ano".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO