Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Fed mantém taxa de juros pela terceira vez após ultima elevação

27.04.2016
15:55
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Segurança passa em frente a uma imagem do Fed após reunião do Fomc em Washington, nesta quarta (27)
O Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve) decidiu manter nesta quarta-feira (27) as taxas de juros do país entre 0,25% e 0,5%, como já era esperado. É a terceira vez que o órgão não altera os juros desde dezembro passado, quando fez a primeira elevação após quase uma década.

A decisão do Fed é aguardada em todo o mundo porque, toda vez que os juros dos EUA sobem, o capital financeiro tende a migrar para lá, já que a economia do país é considerada uma das mais atrativas para os investidores, em detrimento de outros mercados.

Os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) apontaram em sua última reunião que as condições no mercado de trabalho melhoraram em meio a uma desaceleração da atividade econômica.

"O Comitê atualmente espera que, com ajustes graduais na política monetária, a atividade econômica vai se expandir a um ritmo moderado e os indicadores do mercado de trabalho vão continuar a se fortalecer", diz o órgão.

O Fed também reforçou que continua acompanhando de perto o comportamento da inflação para atingir a meta de 2% ao ano, e o comportamento da economia mundial para basear sua próxima decisão, que será divulgada após a reunião marcada para junho.

Juros perto de zero desde 2008

A taxa básica de juros dos EUA (equivalente à Selic brasileira), era mantida até dezembro no piso histórico desde o final de 2008, quando foi reduzida para dar fôlego à economia norte-americana durante a crise financeira internacional.

Recentemente, o Fed adotou a estratégia de avaliar, de reunião em reunião, o momento da primeira alta de juros em quase uma década, baseando-se apenas no fluxo de indicadores econômicos para nortear a decisão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO