Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Feira do Mel quer estimular consumo do produto em Lucas do Rio Verde

12.09.2014
12:19
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Foi aberto agora pela manhã na Praça dos Migrantes, em Lucas do Rio Verde, a 5ª Feira do Mel, evento realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação dos Apicultores do Norte de Mato Grosso, Apisnorte. Até este sábado é possível encontrar produtos derivados do mel produzidos em várias cidades da região norte.

A proposta da feira é estimular o consumo de mel pela população. Dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – apontam que a média de consumo do produto no país é considerada baixa. Por ano, cada brasileiro consome 128 gramas de mel, bem menos do que nos Estados Unidos, onde a média é de 1,5 kg por pessoa ao ano. Se comparado a Alemanha, a diferença é ainda maior. Os alemães consomem cerca de 3 kg de mel por pessoa ao ano.

“É importante fomentar a atividade agrícola e destacar a importância do mel e seus derivados trazem para o consumo”, destacou o coordenador do Sebrae, Rubens Pinho. “É um evento que está consolidado aqui em Lucas do Rio Verde”.

Ainda de acordo com o representante do Sebrae, a cada ano a Feira do Mel vem consolidando o fortalecimento do setor apícola. Rubens Pinho revelou que além de fortalecer a ideia de que o mel não é medicamento, mas sim alimento, a feira ainda reflete financeiramente aos produtores. Em 2013, os números de comercialização fecharam em cerca de R$ 12 mil. “A nossa estimativa é que esse ano supere, como tem acontecido a cada ano”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Lucas, Márcio Albieri, observou que a prefeitura apoia toda iniciativa econômica do município. Ele adiantou que o poder público tem dado apoio ano após ano para a realização da Feira do Mel. “A população vindo conhecer a Feira do Mel, vai ter condições de comprar mel a preços mais acessíveis e vai estar ajudando também a viabilidade dessa atividade, pois são poucos os apicultores no município e se eles tiverem comercialização vão poder aumentar os investimentos, gerando emprego e renda”, assinalou.

A Apisnorte agrega produtores de 9 dos 23 municípios da região norte. A atividade vem conseguindo melhor o nível de produção e de qualidade do mel produzido na região. Jefferson Banderó informou que a média de produtividade dos apicultores associados à Apisnorte é cerca de três vezes mais que a média nacional. Enquanto os produtores brasileiros conseguem produzir 17 kg por colmeia, os produtores regionais chegam a produzir até 58 kg por colmeia no ano. “Estamos estimulando que as pessoas tenham conhecimento das virtudes dos produtos e subprodutos da apicultura, o mel, o pólen apícola, a geleia real, a própolis. São produtos de alta qualidade e alto padrão e que na antiguidade era restrito aos nobres, porque eram raros e muito caros”, explicou.

Banderó destaca que a atividade traz benefícios também ao meio ambiente, já que a produção depende de vários fatores. Além disso, 

A produção de mel em Mato Grosso atinge cerca de 200 toneladas anuais. Os mais de 30 apicultores associados à Apisnorte são responsáveis pela produção de 80 toneladas.

A Feira do Mel está sendo realizada na Praça dos Migrantes, com acesso pela Avenida Rio Grande do Sul, proxímo ao Banco do Brasil. Ela será realizada hoje e amanhã, durante todo o dia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO