Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Fitch avalia capacidade de ajustes do Brasil para manter nota de crédito

14.04.2014
11:50
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A agência de classificação de risco Fitch Ratings disse nesta segunda-feira (14) que a capacidade das autoridades brasileiras de fazer políticas de ajustes que direcionem a economia e desequilíbrios fiscais serão foco para a análise da nota do pais até as eleições presidenciais de outubro.

Disse, contudo, que a deterioração em alguns dos fundamentos do crédito soberano do Brasil está dentro, até o momento, da tolerância de classificação da nota 'BBB'.

No final de março, a agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou a nota de crédito soberano do Brasil, que reflete a confiança de investir no país, de "BBB" para "BBB-". A S&P também mudou a perspectiva do rating de negativa para estável.

De acordo com a Fitch, os desafios do governo, empresas e bancos brasileiros foram discutidos em teleconferência no dia 10 de abril. “Autoridades se envolveram em correções de políticas que devem ajudar a reduzir os desequilíbrios”, diz, citando apertos na política monetária, maior flexibilidade na taxa de câmbio e esforços para promover investimentos em infraestrutura.

“O ritmo de crescimento do Brasil tem desacelerado, enquanto a inflação continua sob pressão, aproximando-se ao teto da meta do Banco Central, de 6,5%”, diz a agência.

A Fitch Ratings disse que prevê crescimento de 1,9% para o país em 2014, abaixo do de 2,3% de 2013. Prevê um déficit nas contas do governo de 4% do PIB e um déficit nas contas correntes de 3,7%.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO