Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Fraqueza de indústria e serviços da China indica mais desaceleração

01.09.2015
10:29
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O índice Nikkei 225 perdeu 724,79 pontos, a 18.165,69 unidades.
A atividade no setor industrial da China encolheu à taxa mais forte em ao menos três anos em agosto, uma vez que as encomendas domésticas e de exportação caíram, aumentando os temores dos investidores de que a segunda maior economia do mundo pode estar caminhando para um pouso forçado.

Ainda mais preocupante, o setor de serviços da China, que tem sido um dos únicos pontos animadores na economia, também mostrou sinais de esfriamento.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) oficial de indústria da China caiu para 49,7 em agosto ante 50,0 em julho, informou nesta terça-feira a Agência Nacional de Estatísticas. O resultado ficou em linha com pesquisa da Reuters mas foi o mais fraco desde agosto de 2012, e abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

As novas encomendas, medida de demanda doméstica e externa, caíram, para 49,7 em agosto ante 49,9 em junho. As novas encomendas de exportação contraíram pelo 11º mês seguido.
Pesquisa privada do Caixin/Markit que foca em fábricas menores indicou uma desaceleração ainda mais forte, com o PMI caindo para 47,3, pior leitura desde março de 2009.

As empresas de serviços da China também estão mostrando claros sinais de fadiga, ao ponto em que o crescimento no setor pode não mais ser suficiente para compensar a persistente fraqueza da indústria.

O PMI oficial de serviços desacelerou para 53,4, permanecendo ainda em território de expansão, mas o PMI privado caiu com força para 51,5, menor nível desde julho de 2014.

Isso levou o PMI Composto, que combina indústria e serviços, para abaixo de 50 pela primeira vez desde abril de 2014.

Bolsas caem

As ações asiáticas ampliaram as perdas nesta terça-feira depois que duas pesquisas mostraram que o setor industrial da China está passando pela pior desaceleração em vários anos, levantando novas questões sobre a saúde de sua economia.

Às 7h36 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,94 por cento. O índice perdeu mais de 10% em agosto, o pior desempenho mensal desde 2012, com temores do contágio global pela desaceleração do ímpeto na China.

"Recentes volatilidades nos mercados financeiros globais podem pesar sobre a economia real, e uma perspectiva pessimista pode se autoconcretizar", disse o economista-chefe da Caixin Insight Group, He Fan.

Os dados econômicos chineses acabaram afetando com força o desempenho da bolsa japonesa.

Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 3,84 por cento, a 18.165 pontos. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 2,24 por cento, a 21.185 pontos. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,28 por cento, a 3.165 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,13 por cento, a 3.362 pontos. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,40 por cento, a 1.914 pontos. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,92 por cento, a 8.017 pontos. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,32 por cento, a 2.882 pontos. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 2,12 por cento, a 5.096 pontos.

Fundo para a América Latina

O banco central da China vai estabelecer um fundo de 10 bilhões de dólares para investimento em países da América Latina, informou a autoridade monetária em comunicado em seu site nesta terça-feira.

O Banco do Povo da China informou que vai gerenciar conjuntamente o fundo com o Banco de Desenvolvimento da China e com o regulador de câmbio do país.

Entre as áreas que o fundo irá investir estão indústria, tecnologia, agricultura, energia e mineração, bem como projetos de infraestrutura.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO