Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Frente fria chega ao Sudeste e provoca chuvas isoladas

26.08.2014
11:20
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  •  Sistema provoca chuva isolada nas áreas mais próximas ao Paraná e também em algumas cidades do centro de São Paulo e Vale do Ribeira
Sudeste

Uma frente fria chega ao litoral sul de São Paulo no decorrer desta terça, dia 26, mudando o tempo em parte do Estado paulista. O sistema provoca chuva isolada nas áreas mais próximas ao Paraná e também em algumas cidades do centro de São Paulo e Vale do Ribeira, mas sem grandes acumulados. Nas demais áreas do Sudeste, nada muda: o sol predomina e os ventos que sopram do quadrante norte, mais uma vez, contribuem para as temperaturas altas para esta época do ano no período da tarde e aumento da concentração de poluentes.

Sul

Uma frente fria começa a se afastar para o Sudeste, mas ainda gera pancadas de chuva entre o Paraná e Santa Catarina. O norte paranaense e também de Santa Catarina são os locais com maior risco de chuva forte.

 Contudo, os acumulados ficam baixos. O tempo fica seco e ensolarado na maior parte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, já que uma massa de ar de origem polar avança, inibindo a formação de nuvens.

 Somente no extremo sul gaúcho, espera-se um dia mais nublado. Além de seco, o dia será ventoso e com sensação térmica baixa. A umidade relativa do ar despenca para menos de 30% no oeste e centro do Rio Grande do Sul, colocando algumas cidades em Estado de Atenção.

Centro-Oeste

Nesta terça, dia 26, a frente fria que chega à costa de São Paulo espalha nebulosidade para o Mato Grosso do Sul, mas não tem força para provocar chuvas significativas no Estado. Apenas algumas cidades mais próximas ao Paraná e São Paulo devem registrar alguma chuva isolada. Em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, nada muda: mais um dia com sol, forte calor e pouca umidade. No final do dia, ventos que mudam para o quadrante sul provocam declínio das temperaturas no centro e sul de Mato Grosso do Sul.

Nordeste

A umidade no Brasil fica direcionada a uma frente fria que percorre o Sul e o Sudeste. Assim, as chuvas diminuem no Nordeste. As poucas pancadas isoladas atingem uma ou outra cidade da costa, com baixo acumulado. O que predomina é uma massa de ar seco e quente que garante temperaturas elevadas, tanto pela manhã como no período da tarde, especialmente no sertão nordestino.

Norte

A situação pouco muda na região Norte do Brasil. O tempo continua firme sobre o centro-sul e as instabilidades continuam atuando sobre a faixa norte, provocando pancadas de chuva, mas que desta vez se espalham também pelo oeste do Amazonas e Acre. As temperaturas seguem elevadas e faz muito calor, com valores acima dos 37ºC no período da tarde entre Rondônia, sul do Pará e Tocantins.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO