Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Funcionários da GM em São José aceitam novo layoff e encerram greve

26.02.2015
10:21
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Suspensão dos contratos vale a partir da próxima segunda-feira (8).
Após seis dias em greve, cerca de 5,2 mil trabalhadores da General Motors em São José dos Campos (SP) retomam às atividades nesta quinta-feira (26). A decisão foi tomada em assembleia nesta manhã com a aprovação dos trabalhadores para uma nova proposta para suspensão dos contratos de trabalho por cinco meses.

Pelo acordo, o novo layoff deve atingir 650 profissionais e garantir estabilidade durante pelo menos três meses após a volta ao trabalho. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a suspensão é válida a partir do dia 9 de março. De acordo com o secretário-geral da entidade, Luiz Carlos Prates, mais conhecido como Mancha, a montadora ainda não definiu os setores da fábrica que serão atingidos pelo novo layoff. Operários que tiveram os contratos suspensos no fim do ano passado, não devem ser atingidos desta vez.

"Essa foi a proposta apresentada durante a reunião de conciliação no TRT [Tribunal Regional do Trabalho]. Ontem a greve prosseguiu, mostramos que estávamos dispostos a negociar e a empresa nos chamou para uma reunião durante a noite. O novo layoff afasta as demissões e vai assegurar o emprego na fábrica", afirmou Mancha.

A greve em São José teve início na última sexta-feira (20) com o objetivo de evitar demissões no complexo. Segundo o sindicato, inicialmente a empresa teria proposto layoff de dois meses e sem garantia dos empregos de cerca de 800 pessoas. De acordo com a montadora, o objetivo seria adequar a produção à demanda do mercado.

Diante a recusa da proposta pela categoria e a continuidade da greve, uma audiência de conciliação entre as partes foi realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Campinas na última quarta-feira (24), mas terminou sem acordo.

Em setembro do ano passado, a empresa já havia suspendido os contratos de 798 empregados da unidade. Eles voltaram ao trabalho no início de fevereiro após cinco meses afastados e têm estabilidade garantida até agosto deste ano.

PDV

Além do layoff, a GM também abriu Plano de Demissão Voluntária na fábrica de São José no início de fevereiro. Em um dos pacotes do PDV, foi oferecido um carro como parte dos benefícios a lesionados e pagamento de até 25 salários. A empresa não informou oficialmente quantos trabalhadores aderiram a proposta.

A General Motors foi procurada no início da manhã desta quinta-feira para comentar o fim da greve e o novo layoff e o G1 aguarda posicionamento da empresa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO