Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

'Futuro da Europa não está em jogo' na crise grega, afirma Merkel

01.07.2015
10:32
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Chanceler Angela Merkel fala durante debate sobre a crise grega em Berlim
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a crise grega não coloca em jogo "o futuro da Europa" e recusou "um compromisso a qualquer preço" com a Grécia, que busca um acordo com seus credores.

"O futuro da Europa não está em jogo", disse a chanceler, reiterando que não será possível encontrar uma saída à crise grega antes do referendo de domingo na Grécia.

Este referendo "é esperado com tranquilidade porque a Europa é forte", disse Merkel, ressaltando. "Um bom europeu não é o que busca a qualquer preço um compromisso."

O governo grego confirmou nesta quarta-feira (1º) que enviou na véspera aos credores "uma nova proposta com uma série de modificações" em relação a que foi apresentada, acompanhada de uma carta do primeiro-ministro Alexis Tsipras à UE, BCE e FMI. O documento foi obtido pelo jornal britânico "Financial Times".

"A nova proposta do governo grego pede um novo acordo que defina as questões de financiamento, com o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), para que a dívida seja viável e favoreça uma perspectiva de crescimento", afirma em um comunicado uma fonte do governo.

O objetivo, destaca, é chegar a um acordo reciprocamente benéfico".

A Grécia não pagou a parcela de € 1,6 bilhão de sua dívida que venceu às 19h (horário de Brasília) desta terça-feira (30) e entrou em moratória (atraso), confirmou poucos minutos depois do prazo o Fundo Monetário Internacional (FMI), credor do pagamento. O país é a primeira economia avançada a ficar em atraso com o órgão.

Na carta ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ao presidente do BCE, Mario Draghi, e à diretora gerente do FMI, Christine Lagarde, Tsipras detalha as propostas gregas, explicando que o IVA deve permanecer em 13% para os hotéis, e não 23%, como desejam os credores.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO