Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Garantia de colheita o ano inteiro aumenta cultivo do maracujá no CE

15.10.2014
10:11
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O maracujá é fonte de renda para pequenos produtores do Ceará. A colheita da fruta é feita o ano todo e ela tem mercado garantido.

O maracujá fica pendurado e, às vezes, escondido debaixo dos ramos e das folhas. A fruta é um dos principais produtos cultivados em Ubajara, na Serra da Ibiapaba, região norte do Ceará. A área plantada no município equivale a 800 hectares e por ano, a produção chega a até 24 mil toneladas.

Para Antônio de Sousa, o cultivo do maracujá é rentável se comparado a outras culturas. “A mão-de-obra é menor, vai menos água e toda a produção é aproveitada para vender no mercado ou para indústria de suco”, diz.

Antônio é um dos 100 produtores que cultivam a fruta na região. Nos últimos três anos, por causa da estiagem, a área plantada reduziu em 40% e só continuou com a atividade quem tem sistema de irrigação, como Raimundo Fontenele. A água usada na plantação vem de um poço profundo construído pelo próprio agricultor.

Seis meses depois de plantando, a vida útil do pé de maracujá é de até dois anos. A colheita acontece o ano inteiro e para tirar a fruta na hora certa, o agricultor tem que ser bom de ouvido. “Eu reconheço pelo som, pela batida na fruta”, diz Marcos Antônio de Sousa.

O maracujá que foi colhido do pé e ainda está no período de maturação, precisa ser abafado. Ele fica debaixo de uma lona por cerca de três dias, depois disso está pronto para ser comercializado. O quilo da fruta que vai para a indústria de suco está saindo a R$ 1, já o maracujá de mesa é vendido a R$ 1,70 o quilo.

As frutas produzidas em Ubajara são vendidas em várias capitais do Nordeste.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO