Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Governo deve gastar mais este ano, aponta Banco Central

29.09.2014
14:52
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Carlos Hamilton Araújo, do Banco Central, emm imagem de arquivo
O governo deve gastar mais este ano que em 2013, segundo o Banco Central. Nesta segunda-feira (29), o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, admitiu que a política fiscal, ou seja, aquela relativa às receitas e aos gastos públicos, tende a ser "expansionista" neste ano.

Até o momento, a análise do BC era de que a política de gastos públicos deveria ser neutra neste ano – ou seja, sem aumento de gastos em relação a 2013. Com essa alteração, o BC se aproximou do ponto de vista dos economistas do mercado financeiro.

"Já há algum tempo a gente vem trabalhando com uma política fiscal, que se encontrava expansionista, se deslocava para a neutralidade. Mas as evidências apontam que nossa hipótese não vai se confirmar para 2014 e que [a política de gastos públicos] vai ser expansionista", declarou o diretor, acrescentando que uma política de despesas "expansionista" teria contribuído, em princípio, para aumentar as pressões inflacionárias.

Para Carlos Hamilton, diretor do Banco Central, as "evidências" indicam, porém, que a hipótese de que a política de gastos públicos vai se dirigir para a "neutralidade" – ou seja, que os gastos vão para de crescer – se confirmará em 2015.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO