Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Governo divulga zoneamento agrícola para culturas de verão

26.07.2016
11:44
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Brasil é o maior exportador de soja do mundo

Com o objetivo de atenuar riscos em relação a fenômenos climáticos gerais e dar instrumentos mais claros aos agricultores, foi divulgado o zoneamento agrícola de risco climático para as culturas de verão safra 2016/2017, em vários Estados brasileiros.

Os produtos contemplados são o milho, soja, feijão, feijão caupi, arroz de sequeiro, arroz irrigado, algodão, girassol, mamona e sorgo.

O zoneamento agrícola indica, por exemplo, os tipos de solo aptos ao plantio, a época do plantio e os melhores produtos para cada município. O estudo faz parte da política agrícola do Estado e da gestão de riscos da agricultura.

Programas de governo

O produtor deve observar as recomendações do zoneamento para ter direito ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), Proagro Mais (para a agricultura familiar) e ao pagamento federal do seguro rural, caso aconteça.

Além disso, o Ministério da Agricultura informa que alguns agentes financeiros já estão condicionando a concessão do crédito rural ao zoneamento, que hoje contempla 40 culturas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO