Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

'Governo jogou a toalha no ajuste fiscal', diz Pastore

28.08.2015
10:43
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O economista e ex-presidente do Banco Central, Affonso Celso Pastore, afirmou nesta sexta-feira (28) que o governo “jogou a tolha” no ajuste fiscal e que falta capacidade de cortar gastos para produzir o superávit primário (economia para pagar os juros da dívida pública).

“Só tem um jeito de produzir o ajuste fiscal que é cortando gastos. É preciso produzir reformas estruturais. O governo não tem capacidade de fazer isso”, disse Pastore em discurso durante o 7º Congresso Internacional de Mercado Financeiro, em Campos de Jordão, interior de São Paulo.

Para o economista, o problema do desajuste das contas públicas está nos gastos e não na redução da receita e a política fiscal do é extremamente expansionista. “O governo jogou a toalha no ajuste fiscal. Ele deu sinais de que não quer cortar gastos, tanto que vem com essa gracinha da CPMF para cima da gente”, disse.

Na véspera, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, confirmou a proposta do governo de um novo imposto para financiar a saúde. A motivação do novo imposto são as dificuldades do governo para cobrir as despesas de 2016.

O ministro defende uma alíquota de pelo menos 0,38%, o último percentual da CPMF, que vigorou por dez anos e acabou em 2007. O imposto deve nascer com um novo nome – CIS (Contribuição Interfederativa da Saúde) – e arrecadar até R$ 85 bilhões por ano.

‘Queda do PIB não é susto’

Pastore afirmou também que o resultado do PIB do segundo trimestre não é um susto. “Uma queda de 1,9% estava dentro da previsão (...). Vemos que a recessão continua”, afirmou em discurso.

“A recessão que estamos vivendo começou no segundo trimestre de 2014. Estamos indo para o sexto trimestre de recessão e não há perspectivas de que essa economia entre em processo de crescimento”, comentou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO