Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Governo planeja providências para a segunda safra

01.08.2014
08:38
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para Gestão do Escoamento da Safra, em reunião nesta quinta-feira (31), expôs medidas de preparação para a segunda safra e de movimentação das exportações de açúcar. A reunião ocorreu no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e contou com participação de representantes do Ministério dos Transportes (MT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Secretaria Especial de Portos (SEP) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O grupo também avaliou os resultados do escoamento da primeira safra agrícola de verão.

Ao longo da reunião foram apresentados os índices do monitoramento de janeiro a junho de 2013 comparando com o mesmo período de 2014 que indicam um aumento nos quantitativos de escoamento de soja e farelo que foram exportados praticamente em todos os portos.  Em 2013 o escoamento foi de 82 milhões de toneladas, e em 2014 foram 87 milhões de toneladas de soja e farelo.

Outro aspecto discutido foram três medidas que vão ser tomadas a curto e médio prazo para a segunda safra e movimentação das exportações de açúcar. A primeira providência será a formação de pequenos grupos que possam identificar e prever os possíveis problemas operacionais para o escoamento da safra nos portos em geral.

A segunda medida será avaliar o funcionamento do projeto desenvolvido no porto de Santos para escoamento do açúcar chamado Portolog (Cadeia Logística Portuária Inteligente), fiscalizado pela ANTT com auxílio de radares e câmeras especiais, e que possa ser utilizado futuramente.  De acordo com o secretário executivo do Mapa, José Gerado Fontelles, “essa medida já será estratégica para o escoamento da próxima safra de soja e milho”. 

Já o terceiro passo será a formação de um grupo técnico após a previsão da safra pela Conab para indicação das providências a serem tomadas para os portos do Arco Norte. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO