Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Graça Foster enviou ao TCU documentos sobre doação de imóveis

23.08.2014
06:22
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Bloqueio de bens de Graça Foster ainda não foi julgado
A presidente da Petrobras, Graça Foster, encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) documentos referentes à doação de três imóveis aos seus filhos, informa nota divulgada nesta sexta-feira (22) pela estatal.

Reportagem do jornal "O Globo" publicada na quarta-feira (20) diz que Graça Foster doou os imóveis logo após o escândalo da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, que estourou em março deste ano. Com o objetivo de comprovar que não houve irregularidade, a presidente da Petrobras anunciou o envio, nesta quinta (21), dos documentos ao TCU.

De acordo com a estatal, os papéis compravam "que tais processos de doação foram regulares e iniciaram em junho de 2013, bem anterior à mencionada decisão de 23 de julho de 2014, referente ao processo da Refinaria de Pasadena".

Naquele dia, o TCU determinou o bloqueio dos bens de 11 atuais e ex-diretores da estatal, entre eles o antecessor de Graça Foster na presidência da empresa, José Sérgio Gabrielli. Eles participaram da tomada de decisões que levaram à compra da refinaria, em 2006, operação que causou à estatal um prejuízo estimado pelo tribunal em US$ 792,3 milhões.

O nome da presidente da Petrobras não está entre os suspeitos de responsabilidade pelo prejuízo, mas o tribunal vai avaliar se ele será incluído. Caso seja aprovado, os bens de Graça Foster também podem ser bloqueados. Por duas vezes, o relator desse processo no TCU, ministro José Jorge, levou a plenário a proposta de inclusão do nome de Graça Foster, mas acabou retirando-a de pauta e suspendendo a votação.

 No dia 20, após denúncia do jornal "O Globo", Jorge disse que precisava avaliar a informação sobre doação de imóveis.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO