Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Grafite coberto pela prefeitura em SP é repintado em ação patrocinada

22.10.2014
11:56
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Muro foi pintado por 48 artistas, com material fornecido por empresa de tintas
Um muro de cerca de 400 metros na Radial Leste, em São Paulo, recebeu murais de 48 artistas em uma ação patrocinada pela fabricante de tintas Coral, em parceria com a Subprefeitura da Sé. As obras foram pintadas pelo grupo Artépolis, coordenado pelo artista Maxx Figueiredo.

As pinturas começaram a ser feitas no final de agosto. Os trabalhos foram feitos de madrugada, com interdição uma da avenida das 22h às 4h30.

A empresa diz que forneceu mais de 630 litros de tinta para o trabalho, além de equipamentos de proteção individual e roupas apropriadas para pintura. A subprefeitura da Sé afirma que arcou apenas com o custo operacional do trabalho,  disponibilizando escadas e autorizando a interdição de pistas da via, com a presença de agentes da CET.

O gerente de marketing institucional da companhia, Marcelo Abreu, afirma que o objetivo da ação é "despertar o desejo e o interesse da população pela conservação e pelo embelezamento de seus riquíssimos patrimônios históricos, artísticos e culturais". 

Histórico do muro

O muro foi pintado parcialmente em junho em uma ação de limpeza da prefeitura. Antes, havia algumas intervenções de outros artistas. A Subprefeitura da Sé explica que elas foram cobertas porque havia pichações sobre as pinturas. Na mesma época, também foi apagado um mural do artista Nunca, repintado em seguida. A prefeitura explicou que uma equipe de manutenção havia coberto o painel por engano, em um cometido por boa fé pelas equipes de zeladoria.

O muro repintado pelos artistas da Artépolis fica próximo a esse painel. Depois da ação de limpeza da prefeitura, Maxx Figueiredo teve a ideia de reunir o grupo de artistas para repintar o local, atraído pelo tamanho do muro. “Eu queria um espaço que fosse representativo na cidade, e escolhi aquele pela dimensão”, diz. O artista conta que levou à proposta para a Subprefeitura da Sé e, com a aprovação em mãos, obteve o apoio da Coral para o fornecimento de material.

O tema das pinturas era livre. “O que eu busco para esse projeto é gerar uma consciência e tentar transformar aquilo que a prefeitura entende como cinza em cor. Onde eles insistem em manter o cinza, sempre vai haver cultura espontânea. Uma vez que haja um projeto, fica muito melhor”, diz Figueiredo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO