Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Granizo gera R$ 1,7 mi de prejuízos à agricultura em Caxambu do Sul

23.10.2013
11:46
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Pequenos agricultores de Caxambu do Sul, no Oeste, contabilizaram cerca de 1,7 milhão de reais em perdas nas lavouras por causa da chuva que atingiu o município há cinco dias. Nesta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Agricultura e a Defesa Civil concluíram o levantamento dos estragos. Por causa disso, o município decretou situação de emergência.

O temporal de granizo começou por volta das 16h30 de sexta-feira (18) e durou cerca de 20 minutos, segundo a Defesa Civil. Tempo suficiente para destruir quase 100% das lavouras nas localidades de Linha Volta Grande, Linha Cecon, São Félix, Sanga Rosa, Grêmio, Linha Palmeira, Engenho Velho, São Cristóvão. De acordo com Lenoir Rolim de Moura, secretário de Agricultura e presidente Defesa Civil, nestas regiões, quase 100% das lavouras foram destruídas. As principais culturas atingidas foram fumo e melancia.

Conforme Moura, o relatório com as informações sobre os danos já foi encaminhado para Defesa Civil estadual. Nos próximos dez dias devem ser entregues outros documentos necessários para solicitar recursos estaduais e federais. “Todas as pessoas atingidas são pequenos agricultores. O fumo já estava em época de colheita e a melancia em floração, a colheita estava prevista para começar em novembro já”, salienta.

Nesta segunda-feira (21), o município registrou novamente chuva de granizo, mas
os estragos foram menores e afetaram, principalmente, edificações. Outros municípios catarinenses também tiveram prejuízos com chuvas de granizo que caiu nos últimos dias. Sexta-feira (18), Planalto Alegre, no Oeste, algumas plantações tiveram mais de 50% de perdas. Criciúma, no Sul, também registrou prejuízos.  Irienópolis, no Norte catarinense, decretou situação de emergência na tarde desta terça-feira (22) por causa dos danos causados pela chuva de granizo que caiu na segunda (21).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO