Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Grécia não vai pagar FMI nesta terça, diz ministro

30.06.2015
10:25
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Gregos fazem fila para caixa eletrônico em agência fechada do Banco Nacional nesta terça-feira, depois de o governo grego impor limite de saques diários nesta semana
A Grécia não vai pagar a parcela de € 1,6 bilhão devida ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que vence nesta terça-feira (30), disse o ministro da Fazenda do país, Yanis Varoufakis, de acordo com a Reuters. O governo, no entanto, ainda tem esperança de fechar um acordo de última hora com seus credores para um pacote de ajuda.

Questionado por um repórter se a Grécia faria o pagamento nesta terça, Varoufakis respondeu: "Não". Sobre a possibilidade de um acordo com credores internacionais, o ministro disse: "Esperamos que sim", segundo a Reuters. Com o programa atual de ajuda expirando nesta terça e sem o apoio financeiro da Zona do Euro, o país não conseguirá pagar o FMI. Se isso acontecer, será a primeira vez que um país desenvolvido fica em atraso com o fundo, segundo o "Financial Times".

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, está considerando uma proposta feita de última hora na segunda-feira (29) pelo chefe da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para que a Grécia receba ajuda financeira. A informação é do jornal grego “Kathimerini”.

"O gabinete do primeiro-ministro disse a Bruxelas que está avaliando a nova proposta do presidente da comissão da UE, que inclui alívio da dívida em outubro e mudanças no suplemento Ekas [para gregos de baixa renda]", noticiou o jornal, sem especificar suas fontes.

A Comissão Europeia espera que Tsipras aceite a proposta antes do referendo convocado pelo primeiro-ministro grego para domingo (5), quando os gregos dirão se aceitam ou não as reformas propostas pelos credores como condição para liberação dos recursos financeiros. Em caso de “sim”, o país continuaria na União Europeia e evitaria o calote da dívida. A consulta popular, no entanto, seria realizada depois do vencimento da dívida.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO