Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Grécia vai apresentar nova proposta; bancos devem seguir fechados

06.07.2015
10:33
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras (segundo à esquerda) chega para reunião de líderes políticos em Atenas nesta segunda-feira (6)
O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras concordou, em uma conversa por telefone com a chanceler alemã Angela Merkel, que Atenas apresente nesta terça-feira (7), na cúpula europeia, novas propostas do governo grego visando a um acordo com os credores europeus e FMI, afirma um comunicado oficial da Grécia.

Já os bancos do país, fechados desde a semana passada, devem seguir assim por mais alguns dias, segundo a associação das instituições financeiras. Tsipras havia prometido a reabertura das agências para terça-feira mas, sem um acordo para novos empréstimos, os bancos correm o risco de ficar sem dinheiro nos próximos dias.

O Eurogrupo (reunião informal dos ministros das Finanças da zona do euro), que começará às 11h (8h em Brasília), "debaterá a situação após o referendo na Grécia, realizado ontem. Os ministros esperam novas propostas das autoridades gregas", disse o comunicado.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse no domingo, após a divulgação do resultado da consulta grega que esperava "novas iniciativas" do governo liderado por Alexis Tsipras para voltar à mesa de negociações.

O Eurogrupo insistiu hoje que a consulta foi convocada "depois de o governo grego se retirar unilateralmente das negociações em andamento com as instituições", a troika, formada por Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Estas negociações discutiam o "plano de reformas amplo" que a Grécia teria que pactuar com seus sócios e aplicar como parte das condições associadas ao seu segundo resgate bancário, assinado em 20 de fevereiro, quando foi concedido quatro meses de prorrogação do resgate expirado desde 30 de junho do ano passado.

O Eurogrupo será realizado cinco horas antes da cúpula de chefes de Estado e de governo da zona do euro, convocada também neste domingo após o fechamento das urnas e dos primeiros resultados que mostraram a vitória do "não" no referendo, que ganhou com 61,3% dos votos.

Nesta segunda-feira, os responsáveis do Tesouro e os vice-ministros de Economia e Finanças da zona do euro terão uma conferência telefônica do conhecido como Euro Working Group, o grupo de trabalho que prepara as discussões dos Eurogrupo.

Além disso, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, convocou outra teleconferência com Dijsselbloem; o presidente da CE, Jean-Claude Juncker; o do BCE, Mario Draghi, e com o diretor-gerente do Mecanismo Europeu de Estabilidade, o fundo de resgate permanente, Klaus Regling.

Na tarde desta segunda-feira o Conselho do BCE também se reunirá para tomar uma decisão sobre a assistência de liquidez aos bancos gregos. Além disso, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, terão uma reunião em Paris às 16h30 (13h30 em Brasília).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO