Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Greve de pilotos da Lufthansa afeta voos no Brasil; saiba quais são

21.10.2014
10:00
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • companhia aérea, a maior da Alemanha, cancelou 1.511 voos, o que afetou ao redor de 166 mil passageiros de vários países
Os pilotos da companhia aérea alemã Lufthansa ampliaram nesta terça-feira (21) a greve para os voos de longa duração, após a paralisação em rotas nacionais, mantendo o debate com a empresa sobre as condições de pré-aposentadoria.

A companhia aérea, a maior da Alemanha, cancelou 1.511 voos, o que afetou ao redor de 166 mil passageiros de vários países. No Brasil, seis voos foram afetados, segundo lista disponível no site da empresa.

Veja quais são

LH507 São Paulo - Frankfurt
LH506 Frankfurt - São Paulo
LH504 Munique - São Paulo
LH500 Frankfurt - Rio de Janeiro
LH501 Rio de Janeiro - Frankfurt
LH505 São Paulo - Munique (dia 22)

O porta-voz da Lufthansa Andreas Bartels afirmou ao canal de televisão público "ARD" que é necessária por parte dos pilotos "disposição" para continuar negociando e aproximando posturas para "solucionar o conflito".

O principal ponto de desacordo entre os pilotos e a companhia é a reforma da aposentadoria antecipada, direito até agora dos 5.400 pilotos do grupo Lufthansa, que inclui a companhia aérea homônima, a divisão de transporte de mercadorias Lufthansa Cargo e a filial de baixo custo Germanwings.

O atual sistema permite aos comandantes deixar de trabalhar a partir dos 55 anos com 60% do salário base.
Segundo Lufthansa, os comandantes chegam à aposentadoria antecipada com uma média de idade de 59 anos e a intenção é atrasá-la gradualmente até os 61 anos.

Esta convocação se segue à greve de 12 horas realizada na quinta-feira pelos pilotos da Germanwings.
A de segunda-feira e a desta terça é a oitava rodada de greves realizada pelos pilotos da companhia aérea desde abril.

Desde então Lufthansa e Germanwings cancelaram já pelo menos cinco mil voos por causa das paralisações, e estima-se que tenha afetado até agora mais de meio milhão de passageiros causando numerosas perdas à companhia.

Os pilotos e a empresa não conseguiram chegar a um consenso e já na quinta-feira o sindicato advertiu que os passageiros deviam se preparar para mais interrupções nos próximos dias.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO