Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Inadimplência das empresas cresce 12% em setembro, diz SPC Brasil

24.10.2016
10:37
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Inadimplência é maior nas empresas do Nordeste.
O número de empresas inadimplentes voltou a crescer setembro, de acordo com indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Em relação ao mesmo período de 2015, a alta foi de 12,20%.

Também foi registrado crescimento de 14,55% na variação da quantidade de dívidas em atraso em nome de pessoas jurídicas, na mesma base de comparação.

Já na comparação mensal, contra agosto, a alta foi de 1,26% na quantidade de empresas inadimplentes e de 1,09% no volume de dívidas.

Na análise por região, a que mais teve o maior aumento do número de empresas negativadas foi o Nordeste, com avanço de 14,62% na comparação com o mesmo período de 2015. Na sequência, aparece o Norte, cujo avanço foi de 12,69% na mesma base de comparação. No Centro-Oeste, o crescimento foi de 11,22% e no Sul, de 9,78%.

De acordo com a pesquisa, o setor que concentra o maior número de empresas negativadas é o comércio: 50,29%. Em seguida, estão serviços (34,53%).

Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a recessão econômica afeta a capacidade das empresas de honrarem seus compromissos, principalmente por conta dos juros elevados, que encarecem o custo do capital.

“A atividade econômica ainda enfraquecida prejudica o faturamento das empresas e, consequentemente a sua capacidade de pagamento. Se o cenário de recuperação econômica se confirmar, o que ainda não parece tão claro, podemos esperar uma desaceleração mais intensa no ritmo ainda alto do crescimento da inadimplência”, disse Pinheiro em nota.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO