Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Inadimplência das empresas tem queda de 8,5% em agosto, diz Serasa

29.09.2014
10:57
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A inadimplência das empresas em agosto registrou queda de 8,5% em comparação com julho. Já em comparação com o mesmo período do ano passado, houve alta de 5,5%, de acordo com a Serasa Experian. No acumulado de janeiro a agosto, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice também subiu 6,7%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recuo da inadimplência em agosto compensou parcialmente a forte alta de 12,9% observada em julho. Na relação ao mesmo período do ano anterior, tanto no mês de agosto quanto no acumulado do ano, a inadimplência das empresas continua em elevação devido ao agravamento da conjuntura doméstica, caracterizada por recessão econômica e aumento do custo financeiro para as empresas.

Os títulos protestados e os cheques sem fundos foram os principais responsáveis pela queda do indicador em agosto, com variações negativas de 24,2% e 13,3% e contribuições negativas de 6,5 p.p. e 2,3 p.p., respectivamente. As dívidas com os bancos também apresentaram declínio de 2,1% e contribuição negativa de 0,4 p.p. Já a inadimplência não bancária (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) teve alta de 1,8% e contribuiu para que o índice não subisse ainda mais em agosto de 2014.

O valor médio dos cheques sem fundos caiu 7,8% no acumulado de janeiro a agosto de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio das dívidas com os bancos também apresentou declínio de 1,8%. Já o valor dos títulos protestados e das dívidas não bancárias registrou altas de 7,8% e 6,4%, respectivamente.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO