Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Inadimplência nas empresas volta a subir em outubro

24.11.2014
11:27
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • A cada 1.000 pagamentos, 954 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias
O número de empresas inadimplentes no Brasil voltou a crescer, seguindo a tendência de alta apresentada nos meses anteriores, apontou o indicador mensal do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

A quantidade de companhias com contas em atraso aumentou 6,23% no mês outubro,  ante o mesmo período do ano passado. Em setembro, a alta dos calotes havia sido de 13,4%, na mesma base de comparação. Ante agosto, queda foi de 0,5%.

Na avaliação do SPC Brasil, a dificuldade dos empresários em manter os compromissos com os fornecedores em dia está diretamente relacionada à alta dos preços, ao encarecimento do crédito e aos baixos índices de confiança do consumidor brasileiro.

Comparação mensal

Já na passagem de setembro para outubro, o número de empresas inadimplentes cresceu 0,90%. Esta foi a maior variação dos últimos seis meses. Para o SPC Brasil, o aumento da quantidade de empresas devedoras em outubro compensou a queda de agosto para setembro, quando a quantidade de companhias negativadas havia caído 0,51%.

O Sudeste foi a região que apresentou a maior alta anual (+6,64%) na inadimplência das empresas. A região foi a única a apresentar um aumento superior ao da média no Brasil (+6,23%).

Por outro lado,a região Sul teve a menor variação anual do número de empresas inadimplentes (+2,66%), seguida pela região Norte (+3,21%) e Centro-Oeste (+3,77%). Norte e Nordeste (+5,78%) tiveram ambos a menor alta anual de toda a série histórica, enquanto que o Centro-Oeste (+3,77%) apresentou sua segunda menor variação.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO