Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Inadimplente prioriza plano de saúde e aluguel e deixa de pagar empréstimos

03.09.2015
10:16
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Sete em cada dez consumidores inadimplentes estão com o nome sujo por causa de atraso no pagamento de dívidas com bancos, segundo levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). O percentual (76%) é maior que os 68% apurados em 2014.

Os cartões de loja e os de crédito aparecem em seguida como as modalidades de crédito que mais geraram inadimplência dos consumidores, com 75% e 74%, respectivamente.

Mas se as dívidas com os bancos estão ficando pendentes, o plano de saúde e o aluguel estão em dia: a pesquisa mostra que 94% dos inadimplentes não têm pendências com o plano de saúde e, no caso do aluguel, a participação dos que têm a conta em dia chega a 92%.

Outros compromissos que os inadimplentes costumam pagar majoritariamente em dia são as contas de água e luz (85%) e as parcelas do condomínio (79%).

Vilões

Além dos empréstimos e dos cartões, o cheque especial também é destaque como um dos vilões da inadimplência: dos consumidores inadimplentes que possuem esta dívida, 67% atribuem a ele o fato de terem ficado com o nome sujo - no ano passado o índice era de 43%. Já as parcelas a pagar em cheques pré-datados, boletos e carnês foram os causadores da inadimplência para 59% dos consumidores entrevistados em 2015.

"Neste momento de crise é importante que os consumidores tenham alguns cuidados na hora de adquirir novas dívidas. Em especial se as dívidas são no cartão de crédito ou no cheque especial, já que os juros cobrados nestas modalidades de crédito são os mais altos do mercado, chegando, em alguns casos, a mais de 300% ao ano", alerta, em nota, o educador financeiro do portal 'Meu Bolso Feliz', do SPC Brasil, José Vignoli.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO