Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Indea analisará proposta que amplia vazio sanitário da soja em MT

20.08.2014
10:16
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Soja pode ter vazio sanitário ampliado em MT
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) vai analisar a proposta de ampliação de 90 para 150 dias do vazio sanitário da soja - período restritivo ao cultivo da cultura - no estado, o que pode diminuir a adesão ao chamado plantio de soja sobre soja.

A sugestão foi apresentada durante reunião entre os órgãos de controle sanitário federal e estadual e o setor produtivo nesta segunda-feira (18).

De acordo com o coordenador substituto da Defesa Vegetal do Indea-MT, Rogaciano Arruda, para que a medida entre em vigor é preciso haver a regulamentação pelo órgão mato-grossense. "Com esta ampliação do vazio se busca reduzir a pressão sobre a soja porque concentraria o período de plantio e colheita das lavouras de soja", disse Arruda ao G1.

O Indea foi um dos participantes do encontro realizado na superintendência do Ministério da Agricultura em Várzea Grande, região metropolitana da capital. O órgão não estima um prazo para conclusão da análise porque, segundo o coordenador substituto, também se quer ouvir o posicionamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o assunto. Ambos receberão a ata da reunião realizada em Mato Grosso e na qual se faz a recomendação.

De acordo com a proposta da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Estado, o início do vazio sanitário passaria de 15 de junho para 15 de abril e o seu término permaneceria em 15 de setembro. "Não se teria a existência de plantas vivas de soja", disse ainda Arruda. 

O temor quanto à perda de eficiência dos fungicidas usados para o controle de pragas, bem como o aumento no número de aplicações, por exemplo, devem ser levados em conta pelos técnicos na hora de avaliar a proposta. 

Conforme explica o coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Mapa em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, entre as preocupações que motivaram a sugestão está o o maior tempo de sobrevivência do esporo da ferrugem asiática no campo e o aumento do número de aplicações de fungicidas que podem tornar o fungo resistente. 

Nesta safra 2013/14 Mato Grosso plantou aproximadamente 100 mil hectares de soja na modalidade.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO