Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Indea e Mapa vão a campo mapear a incidência de Amaranthus palmeri em MT

03.07.2015
17:27
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) saiu a campo para fazer um levantamento de como está a disseminação da Amaranthus palmeri, vulgo caruru. Técnicos do Indea e da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso (SFA-MT/Mapa) irão fazer a coleta de amostras da planta para análise em laboratório oficial. 

Nas próximas semanas o Indea e o Mapa irão se reunir com todos os representantes do setor produtivo, com o levantamento da área com presença da A. palmeri e o resultado das amostras, para estudar um plano de ação para o controle ou a erradicação da praga. 

A Amaranthus palmeri foi identificada em Mato Grosso (no núcleo algodoeiro Centro Norte), em áreas normalmente cultivadas com rotação das culturas de algodão, soja e milho. Esse é o primeiro relato da ocorrência da praga no Brasil, o registro foi feito pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) na Circular Técnica n°19. 

De acordo com a circular a Amaranthus palmeri é a principal planta daninha das lavouras de algodão nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores Edson Ricardo de Andrade Junior (do IMAmt), Anderson Luís Cavenaghi (Univag), Sebastião Carneiro Guimarães (UFMT) e Saul Jorge Pinto de Carvalho (do Instituto Federal do Sul de Minas – Machado/MG), amostras de algumas plantas do gênero Amaranthus, coletadas em 2014, em análises realizadas, foram resistentes a aplicação do herbicida glyphosate. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO