Mato Grosso, 08 de Maio de 2024
Economia / Agronegócio

Índice de Confiança Empresarial de Sinop fica negativo, aponta levantamento

21.05.2015
08:51
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop, a 500 km ao norte de Cuiabá/MT, divulgou os números do Índice de Confiança Empresarial (ICE) medidos em parceria com o Cise - Centro de Informações Socioeconômicas da UNEMAT. O levantamento de informações ocorreu durante os dias 02 e 14 do mês de maio/2015 referente aos últimos 30 dias de atividade econômica.

O ICE– Índice de Confiança Empresarial é um indicador utilizado para identificar mudança de tendência na atividade empresarial. Empresários confiantes tendem a aumentar o investimento e a produção para atender o crescimento esperado na demanda. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) representa a média aritmética de dois indicadores: o Índice de Atividade Econômica (atual) e o Índice de Expectativas do Empresário (futuro – 3 meses). Os índices são compostos de 6 quesitos: Vendas, Adimplência, Expectativas sobre o segmento empresarial, Investimento, Contratações, e Expectativa geral sobre a economia.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) apurado no início deste mês (100) foi 4,76% menor que o do mês de abril (105) voltando ao mesmo patamar de março (100). Quando o índice atinge o nível de 100 pontos significa que a parte (percentual) otimista dos empresários é equivalente à parte pessimista.

Neste mês, ao contrário do que ocorreu nos primeiros meses do ano, onde pelo menos um dos componentes do ICE (IAE ou IEE) apresentavam alta, ambos apresentaram queda, confirmando o momento negativo da economia.

No mês de maio houve queda tanto na avaliação da situação atual (IAE) quanto na expectativa futura (IEE), ou seja, neste mês, pela primeira vez no ano a avaliação da situação atual e também da expectativa futura foram responsáveis pela redução do índice de confiança (ICE). O IAE, que afere o desempenho atual da economia, apresentou queda de 3,61%. Já o IEE, que mede a expectativa para os próximos três meses, apresentou queda de 4,76% em comparação a abril.

Em relação à situação atual (IAE), os itens que apresentaram alta, vendas (34,27%), segmento empresarial (20,24%) e contratações (10,99%) não superaram a queda apresentada por investimentos (-31,18%), economia local (-26,85%) e adimplência (-13,60%).

Quanto à expectativa para os próximos meses (IEE), o resultado negativo pode ser atribuído à expectativa de realização de contratações (-21,94%) e à expectativa com relação ao futuro da economia de Sinop (-17,48%), que superaram o resultado positivo dos itens expectativa de realização de investimentos (10,86%) e adimplência (1,25%). Os itens vendas e segmento empresarial não apresentaram variação e situam-se no limite superior da escala do índice (200).

“Os indicadores de expectativa de contratações e de investimento são os que merecem maior atenção uma vez que envolvem uma decisão mais fundamentada por parte do empresário.  Nesse caso, apesar do ICE expressar um momento de cautela por parte dos empresários, as contratações foram positivas para a atividade atual e a expectativa de investimento foi positiva com relação ao futuro da economia. Contudo, o fato do investimento sendo realizado ter sido negativo, assim como a expectativa de contratações, sugere um momento de cautela por parte do empresário”, explicou o economista Udilmar Carlos Zabot.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO