Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Indústria prevê demitir funcionários nos próximos 6 meses, diz CNI

18.09.2014
15:18
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Indústria é um dos setores que puxaram o PIB para baixo no primeiro semestre
Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (18) mostra que os estoques das empresas estão acima do planejado e expectativa dos empresários é de reduzir o número de trabalhadores nos próximos seis meses.

De acordo com a CNI, o desempenho da indústria em agosto mostra queda na produção, redução do emprego, aumento da ociosidade e dos estoques indesejados. O indicador de evolução da produção ficou em 48,2 pontos, e o de número de empregados aumentou para 46 pontos no mês passado, mas manteve-se abaixo dos 50 pontos. Os indicadores variam de 0 a 100. Abaixo de 50 revelam queda na produção e no emprego.

As empresas preveem a redução do quadro de pessoal nos próximos seis meses. O indicador de expectativa sobre o número de empregados caiu para 47,8 pontos em setembro, o valor mais baixo desde abril de 2009. "A expectativa de queda do número de empregados para os próximos seis meses é a mais intensa e disseminada pela indústria", diz a pesquisa.

O índice de nível de estoque efetivo em relação ao planejado subiu para 52,2 pontos, o maior desde junho de 2012. O indicador acima dos 50 pontos revela o aumento dos estoques indesejados. A pesquisa mostra que a utilização da capacidade instalada ficou em 72%.

As perspectivas também são negativas para as exportações. O indicador de expectativa de quantidade exportada para os próximos seis meses foi de 48,7 pontos em setembro. Os indicadores de expectativa variam de zero a cem. Abaixo de 50 revelam perspectivas de queda.

A pesquisa foi feita entre 1º e 10 de setembro, com 2.240 indústrias brasileiras. Dessas, 857 são pequenas, 817 são médias e 556 são de grande porte.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO