Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Indústrias do Leste do RJ operam com metade das máquinas, diz Firjan

29.01.2016
15:34
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Comperj, em Itaboraí, vítima da crise
Apenas metade das máquinas das indústrias do Leste Fluminense foram mantidas em funcionamento em dezembro. É o que informa a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a partir de dados da pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nesta sexta-feira (29).

Segundo a pesquisa, as indústrias do Leste Fluminense reduziram o volume de produção (34,8 pontos) e o número de empregados (36,6 pontos) em dezembro. Foi o 22º mês consecutivo de encolhimento do quadro de operários na região, de acordo com a Sondagem Industrial.

De acordo com a Firjan, esse cenário significa que as empresas operaram com apenas 54% de sua capacidade instalada, ou seja, só metade das máquinas foram mantidas em funcionamento em dezembro.

Em relação ao último trimestre de 2015, houve piora na margem de lucro (27,6 pontos). A pesquisa mostrou ainda que foi o pior período para acesso ao crédito dos últimos cinco anos. O indicador para esse quesito ficou em apenas 15 pontos.

De acordo com a Firjan, com esses dados os empresários se mostraram pessimistas em relação ao primeiro semestre de 2016. Eles esperam queda na demanda por produtos industriais (38,7 pontos), e, por consequência, redução na compra de matéria-prima (34,1 pontos), e no quadro de funcionários (33,1 pontos).

De acordo com o empresário e presidente da Representação Regional Firjan Leste Fluminense, Luiz Césio Caetano, o quadro que o empresário vislumbra é de “enorme incerteza” com queda de demanda, inflação e desemprego em alta, crédito escasso, pressão nos custos, o que é confirmado pela deterioração dos indicadores econômicos e sociais.

“A nossa ansiedade é grande por ações que possam reverter esta trajetória pessimista", disse.

A Firjan ressaltou que mesmo com a recente desvalorização do real, não há expectativa de aumento das exportações (44,9 pontos), segundo a sondagem.

O Leste fluminense abrange municípios da Região Metropolitana do Rio como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, além de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Araruama, Rio Bonito, Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Tanguá, e Iguaba Grande.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO