Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Integração lavoura-pecuária será tema de encontro em Cáceres

01.03.2015
04:24
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Sindicato Rural de Cáceres e a Agropecuária Grendene Ltda, com o apoio de várias instituições, realizarão dia 31 de março, das 8h às 17h, o 2º Encontro Técnico da Soja e do Milho na Região Sudoeste de Mato Grosso. O evento é voltado para produtores rurais, profissionais da área, empresas do setor agrícola e acadêmicos da área de ciências agrárias.

O tema do encontro será “A integração lavoura-pecuária no desenvolvimento regional”. De acordo com o presidente da comissão organizadora do evento, João Oliveira Gouveia Neto, um dos principais objetivos é mostrar que é possível produzir grãos sem diminuir a área da pecuária. “Nossa região tem uma potencialidade muito grande tanto para soja quanto para o milho. Vamos apresentar a integração lavoura-pecuária como uma alternativa viável para o nosso produtor”, afirma Neto.

Entre os diferenciais deste encontro em relação ao do ano passado está o local do evento que desta vez será na Fazenda Ressaca - Agropecuária Grendene. “Escolhemos uma fazenda que implantou a integração lavoura-pecuária, assim os participantes poderão conhecer de perto as oportunidades e desafios desse sistema”, acrescenta Neto.

Também será apresentado no Campus do IFMT de Cáceres, vizinho a fazenda, uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) da Embrapa, demonstrando os sistemas agroflorestais, agrícolas e silvipastoris capazes de viabilizar o melhor aproveitamento sustentável dos recursos naturais que podem ser usado como modelo para médias e pequenas propriedades.

A fazenda Ressaca este ano está trabalhando pela primeira vez com a implantação do sistema de integração lavoura-pecuária. Foram plantados 1.000 hectares de soja que devem render cerca de 50 sacas/ha. No mesmo local são criadas cerca de 30 mil cabeças de gados de corte e reprodutores. Segundo o diretor de Pecuária da propriedade, Ilson Ribeiro Corrêa, a integração surgiu como uma alternativa de segurança. “Diversificar a nossa produção nos trouxe mais segurança econômica e financeira. Acreditamos que é sempre bom investir em mais de uma cultura. Dessa forma, as dificuldades serão menores se alguma delas não passar por um bom momento”, explica Corrêa.

Programação – Na programação durante o período da manhã haverá uma visita ao campo, onde serão apresentados o caso da fazenda Ressaca, que utiliza o sistema de integração lavoura-pecuária, e no IFMT na Unidade de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e sustentabilidade do solo. No período da tarde haverá um painel para abordar assuntos como a sustentabilidade do sistema de produção de grãos, logística de escoamento de grãos na região sudoeste e produção grãos e de carne.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO