Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Intenção de endividamento sobe em julho na cidade de SP, diz pesquisa

30.07.2014
10:41
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O índice de intenção de endividamento dos paulistanos cresceu pelo segundo mês seguido em julho, aponta nesta quarta-feira (30) a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

De acordo com a Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE) da entidade, o índice de intenção de financiamento na capital paulista avançou 4,6% sobre junho, a 23,2 pontos. Na comparação com julho de 2013, no entanto, o indicador apresenta queda de 2,5%.
 
"O resultado pode sinalizar que os consumidores estejam identificando uma eventual abertura de oportunidades para contratação de novas linhas de crédito e de financiamento, ainda que permaneça um quadro preocupante de inflação persistente, baixo nível de crescimento econômico e taxas de juros elevadas", avaliam os economistas da entidade, em nota.

"A necessidade de crédito também explica a demanda por novas linhas e, nesse caso, o efeito está correlacionado com a baixa poupança das famílias e, portanto, também com a manutenção do Índice de Segurança de Crédito em patamares baixos, variando negativamente de 84 pontos em junho para 83,7 pontos em julho", completam.

De acordo com a federação, pelo terceiro mês a caderneta de poupança perdeu parte da preferência para outros tipos de aplicações, sobretudo para os fundos de renda fixa. Ainda assim, ela continua na liderança isolada do ranking de investidores que a consideram como a forma prioritária de guardar dinheiro, diz a FecomercioSP, com 72,7% dos poupadores. A proporção de investidores paulistanos que escolheram preferencialmente os fundos de renda cresceu 0,6 ponto porcentual no período, com 13,6% em julho. Na sequência ficaram os planos de previdência privada (6,5%) e fundos de ações (3,4%).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO