Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Japão e UE se reúnem para negociar acordo de livre comércio

29.05.2015
10:13
FONTE: AFP

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Japão e a UE se reúnem nesta sexta-feira (29) em Tóquio para celebrar sua 23ª cúpula anual, dedicada às negociações em andamento para criar uma associação estratégica e um ambicioso acordo de livre comércio, que deve tomar forma até o fim de 2015.

A delegação da União Europeia é liderada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e pelo presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker. O Japão está representado por seu primeiro-ministro, Shinzo Abe.

As duas partes expressaram seu desejo de "acelerar o ritmo das negociações" para alcançar um acordo de livre comércio após dois anos de diálogos.

Este acordo busca impulsionar o crescimento e permitiria criar uma zona comercial que represente 30% da economia mundial e 40% das transações internacionais, afirmam seus promotores.

A UE espera que o Japão alivie as barreiras não tarifárias que restringem muitos mercados, principalmente alimentícios. Já Tóquio deseja que Bruxelas elimine as tarifas sobre os automóveis japoneses, uma questão sensível para a Alemanha, importante fabricante e exportadora de automóveis.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO