Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

JBS cancela planos para reorganização do grupo

26.10.2016
11:07
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A maior processadora de carne bovina do mundo JBS anunciou nesta quarta-feira (26) cancelamento dos trabalhos que vinha desenvolvendo há meses para promover uma reorganização societária que previa a criação de uma holding que agruparia os negócios internacionais da empresa, levando a uma forte queda nos papéis da empresa.

Em comunicado ao mercado, a companhia afirmou que a decisão foi tomada depois que o braço de participações do BNDES (BNDESPar) se manifestou contrariamente e exerceu direito veto sobre a proposta. O BNDESPar detém 20,36% das ações da JBS.

A empresa já havia pedido aprovação de detentores de bônus para a reorganização e feito registro para abertura de capital nos Estados Unidos.

O anúncio fez as ações da JBS voltarem a leilão após caírem cerca de 15%, nos primeiros negócios desta quarta-feira.

Representantes do BNDES não puderam comentar o assunto de imediato.

"A JBS (...) continuará investindo no fortalecimento da sua posição como líder global no setor de alimentos em um momento de recuperação gradual da economia mundial e dos fundamentos do setor de alimentos, buscando e propondo alternativas que visem maximizar valor aos seus acionistas", afirmou a companhia no comunicado ao mercado.

O plano de reorganização foi oficialmente informado ao mercado em maio deste ano. A ideia era criar uma empresa que reuniria todas as operações internacionais da companhia fora do Brasil, além da Seara Alimentos. A expectativa era que a nova empresa, que se chamaria JBS Foods International, fosse listada na bolsa de Nova York. O grupo esperava concluir a reorganização em novembro.

A JBS Foods International reuniria uma base de ativos que vai da Argentina aos EUA, além de Reino Unido e Austrália. A nova empresa teria US$ 35 bilhões em receita anual e 115 mil funcionários em mais de quatro continentes.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO