Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Jovem e promissor o município de Ipiranga do Norte recebe o Soja Brasil

26.11.2015
15:45
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Caravana Soja Brasil, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Canal Rural e vários outros parceiros chegou pela primeira vez em Ipiranga do Norte, nesta quarta-feira (25.11). De acordo com dados da prefeitura, o município ocupa o 20º lugar no ranking de municípios com maior renda per capita do Brasil.
 
Originário de um assentamento e com apenas 14 anos, o município é considerado um dos mais promissores de Mato Grosso. Dos 350 mil hectares que pertencem a Ipiranga do Norte, 220 mil são para a produção de soja e 150 mil para o milho.  Além disso, a cadeia produtiva da suinocultura está em plena expansão e gera atualmente 270 empregos diretos.
 
Outro diferencial que faz Ipiranga do Norte se destacar é a união dos produtores e a dedicação das lideranças em busca de qualificação, capacitação, informação e conhecimento para aprimorar a produtividade e a rentabilidade. Dos 60 produtores filiados ao Sindicato Rural do município pelo menos 10 já participaram da Academia de Lideranças, programa desenvolvido pelo Senar-MT.
 
Com apenas dois anos, o Sindicato Rural já realizou mais de 60 treinamentos em parceria com o Senar-MT. O presidente do Sindicato Rural, Valcir Batista Gheno conta que os treinamentos mais demandados junto a instituição de ensino são os do setor de mecanização agrícola e de segurança do trabalho. "Já temos 36 turmas programadas para 2016 as maiores demandas continuam sendo destas áreas", enfatiza.
 
Assim como o presidente Gheno, os produtores rurais que também são lideranças no setor do agronegócio, Eder Ferreira Bueno e Ademir José Rosa aprovaram os temas escolhidos para serem discutidos durante a realização do Soja Brasil no Município. "Os assuntos são interessantes e, mais que isso, as palestras sempre trazem novidades".
 
Manejo Integrado de Pragas e Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas são assuntos que chamam tanto a atenção que dos 56 participantes das palestras da noite desta quarta-feira, 52 eram produtores rurais. Além das diversas perguntas, o público ficou atento a todas as informações repassadas pelo pesquisador da Embrapa, Arnold Barbosa de Oliveira e pelo pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, Allisson Augusto Barbieri Mota.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO