Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Jovens produtores e profissionais do agro representam Mato Grosso no programa CNA Jovem

21.11.2014
12:14
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Sete jovens produtores rurais e profissionais do agronegócio de Mato Grosso representam o Estado no programa CNA Jovem – Jovens liderando o Agro, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Central). Os participantes mato-grossenses foram indicados pelo Sistema Famato com base no perfil estabelecido pelo projeto e também por já terem participado dos programas Academia de Liderança e Sucessão Familiar.

O CNA Jovem tem o objetivo de preparar jovens do meio rural de todo o país, com idade entre 22 e 35 anos, para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. Os selecionados estão sendo capacitados através de um curso de formação com aproximadamente 300 horas/aula e uma metodologia que permitirá o desenvolvimento pessoal e profissional como líderes. Ao final, os cinco candidatos que se destacarem serão indicados como Líderes Jovens da CNA e farão uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios. 

O primeiro encontro aconteceu no final de outubro e a programação segue até março de 2015. No total, 135 participantes selecionados de todo o país participam do programa. Um deles é o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Castanheira, Raphael Nogueira, de 31 anos. “Estou muito feliz em ter sido escolhido como um dos representantes de Mato Grosso no programa. Voltei do primeiro encontro cheio de novidades que com certeza vou repassar para os produtores do meu município que carece de liderança e informações por estar situado em uma região distante de Cuiabá. Está sendo um grande aprendizado pessoal e profissional para mim”, disse Nogueira.

O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Otávio Celidonio, de 31 anos, também participa. Ele destaca que a experiência tem sido fantástica, principalmente porque permite conhecer jovens produtores de todos os Estados do país. “Além de todo o conhecimento que está nos proporcionando, outra coisa legal é o fato de ter a oportunidade de conhecer pessoas de todo o Brasil, e entender a visão e os desafios de cada região. Isso enriquece muito a nossa participação e com certeza nos ajudará a nos tornamos melhores líderes no futuro”, pontua Celidonio. 

A analista de Projetos Técnicos do Senar-MT, Mariana Vieira, responsável pela seleção em Mato Grosso, informa que os representantes de Mato Grosso foram escolhidos com base em critérios técnicos e perfil estabelecido pelo programa CNA Jovem. “Além de serem jovens que já trabalham no setor, o Sistema Famato também levou em consideração a participação deles em outros programas como a Academia de Liderança e Sucessão Familiar, que trabalham justamente o desenvolvimento de competências relacionadas à liderança jovem no setor rural”, explica Mariana.

A formação associa o conhecimento das temáticas de interesse do agronegócio com a prática de tomada de decisões através de desafios práticos, elaboração de planos de negócios, business games, visitas técnicas e desenvolvimento de competências comportamentais e de comunicação. “Tudo isso será muito importante para a vida profissional desses jovens, que poderão ser lideranças do setor onde estiverem atuando”, destaca a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar Central, Andréa Barbosa Alves.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO