Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Juro do cheque especial sobe e se aproxima da marca de 200% ao ano

22.12.2014
16:02
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Taxa média de juros no cheque especial teve leve alta

O juros do cheque especial subiram novamente em novembro, e atingiram a marca de 191,6% ao ano, segundo números divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Banco Central. Com isso, permaneceu sendo o maior valor desde abril de 1999, quando estava em 193,6% ao ano, ou seja, em mais de 15 anos.

Os juros cobrados pelos bancos nesta linha de crédito tiveram forte aumento em 2014. No fim do ano passado, estavam em 147,9% ao ano. O crescimento, portanto, foi de 43,7 pontos percentuais nos 11 primeiros meses de 2014.

Reportagem publicada neste mês pelo jornal norte-americano “The New York Times” diz que os juros praticados em algumas linhas de crédito no Brasil “fariam um agiota americano sentir vergonha”, citando os dos cartões de crédito em mais de 240% ao ano e 100% cobrados pelos empréstimos bancários.

Economistas avaliam que o consumidor deve tentar evitar ao máximo o uso do cheque especial por conta das altas taxas cobradas pelas instituições financeiras. Para eles, esta é uma linha de crédito para momentos de necessidade e deve ser utilizada por um período reduzido de tempo. Junto com o cartão de crédito rotativo (quando o cliente não paga toda a fatura), o cheque especial tem as maiores taxas de juros do mercado.

Apesar da alta dos juros bancários nas operações com cheque especial, o Banco Central tem observado que o volume dessas operações não é representativo quando se compara com o estoque total das operações de crédito. De acordo com a autoridade monetária, representam cerca de 3% de todas operações em mercado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO