Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Juro do cheque especial sobe e segue no maior nível em 15 anos

26.11.2014
11:38
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Inadimplência com cheques foi recorde em julho
O juros do cheque especial continuaram subindo em outubro deste ano, quando atingiram a marca de 187,8% ao ano, segundo números divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Banco Central. Com isso, permaneceu sendo o maior valor desde abril de 1999, quando estava em 193,6% ao ano, ou seja, em mais de 15 anos.

Em setembro, os juros do cheque especial estava em 183,3% ao ano. Deste modo, a alta, em outubro, foi de 4,5 pontos percentuais. No acumulado deste ano, os juros cobrados pelos bancos no cheque especial, avançaram 39,9 pontos percentuais, visto que estavam em 147,9% ao ano no fim de 2013.

Economistas avaliam que o consumidor deve tentar evitar ao máximo o uso do cheque especial, por conta das altas taxas cobradas pelas instituições financeiras. Para eles, esta é uma linha de crédito para momentos de necessidade e deve ser utilizada por um período reduzido de tempo. Junto com o cartão de crédito rotativo (quando o cliente não paga toda a fatura), o cheque especial tem as maiores taxas de juros do mercado.

"A participação do cheque especial é bastante restrita em termos de estoque. [O volume emprestado no cheque especial pelos bancos representa] cerca de 3% do crédito para pessoa física. É uma modalidade de custo elevado. Deve ser usada com bastante parcimônia e em momentos muito específicos", avaliou o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel.

Uso do cheque especial e inadimplência

Os dados do BC mostram que, assim como as taxas de juros cobradas pelos bancos, o uso do cheque especial também aumentou neste ano. Segundo informações da autoridade monetária, o estoque do crédito do cheque especial em mercado somou R$ 23,27 bilhões em outubro, com pequena queda frente a setembro (R$ 23,45 bilhões). No ano, porém, avançou 15%. Em doze meses até outubro, porém, a alta foi menor: 5,5%.

O crescimento do uso do cheque especial está bem acima da utilização do crédito pessoal, que avançou 1% em outubro e 9,9% no acumulado dos dez primeiros meses deste ano. Mas, em doze meses até outubro, o crédito pessoal subiu acima do cheque especial, pois avançou 10,7%. O estoque do crédito com desconto na folha de pagamentos, por sua vez, subiu 1,4% em outubro, 11,8% na parcial dos dez primeiros meses de 2014 e 13,4% em doze meses até outubro.

O uso da linha do cartão de crédito rotativo (modalidade de crédito que também têm juros abusivos), porém, avançou 15,1% neste ano e 13,7% em doze meses até outubro.

Os números do Banco Central também mostram uma subida da inadimplência das operações com cheque especial pessoa física, que atingiram 10,7% em outubro. Este é o maior patamar da série histórica do Banco Central, que tem início em março de 2011. Também está bem acima do patamar médio de inadimplência de pessoas físicas, que está em 6,4% em outubro. A inadimplência do cartão de crédito rotativo, por sua vez, atingiu 36,8% ao ano - patamar expressivo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO