Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Lagartas atacam pastagens do Norte de Mato Grosso

23.11.2014
05:03
FONTE: Agrodebate

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O ataque de lagartas tem atingido pastagens no Norte de Mato Grosso. Como explica o agrônomo Rafael Pitta, o clima este ano está ideal para o aumento da população da lagarta, com estiagem seguida de chuvas inconstantes e temperaturas altas. Nesse ambiente, elas chegam à fase adulta mais rápido.

No município de Cláudia, na propriedade de Vilmar Gianchini, onde ele cria 400 cabeças de bezerros, a primeira pulverização foi antecipada em quase trinta dias em relação ao ano passado. Segundo o pecuarista, a aplicação contra a cigarrinha e a lagarta foi feita no final de dezembro do ano passado. Ele explica que a lagarta ataca onde está verde e, como houve atraso nas chuvas, o pasto brotou mais rápido, possibilitando o desenvolvimento das pragas no pasto.

Gianchini vai separar o gado em piquetes, deixando o pasto atacado pela lagarta em recuperação. E após este manejo, é preciso aguardar alguns dias para soltar os animais na área. “Nós acreditamos que esse desequilíbrio do ataque das lagartas, é que não tem um controle rigoroso, como temos feito com a soja. Com o pasto, não que sejamos desleixados, mas é nossa segunda opção, e quando se percebe acontece isso”, afirma.

O pecuarista espera que o preço da arroba do boi continue em alta, para que estes custos adicionais sejam absorvidos.

Outra preocupação do agrônomo Pitta, é que o gênero Spodóptera geralmente ataca plantações de milho e algodão, mas podem estar migrando para as pastagens. “Porque estamos falando de uma praga polífaga, que se alimenta de pastagem, mas também de soja, milho, algodão, então o ideal seria um controle regional, com cada produtor fazendo a sua parte”, esclarece.

Pitta explica que existem alguns inseticidas a base de bactérias que não são tóxicos aos animais, então o período de segurança é reduzido. Já nos pastos onde são aplicados os produtos químicos, é necessário esperar de 14 a 15 dias para introduzir o gado na pastagem novamente.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO