Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Lavoura da Abertura Oficial da Colheita do Arroz será semeada nesta segunda-feira

22.09.2014
07:23
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Nesta segunda-feira (22/9) começará a ganhar forma a lavoura que será o palco da 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Tapes (RS), no dia 7 de fevereiro de 2015. A semeadura será manual, com a variedade Irga 428, em sistema de cultivo pré-germinado. O sistema permite o plantio mesmo sob chuva. “Será uma lavoura com o máximo da tecnologia disponível, com o padrão referencial da produção gaúcha que é exportada para mais de 150 países do mundo”, revela, entusiasmado, Henrique Osório Dornelles, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), que promoverá o evento de 5 a 7 de fevereiro de 2015 com a Associação de Arrozeiros de Tapes.

A lavoura será instalada no Parque do Sindicato Rural. No mesmo ambiente, a partir do dia 1º de outubro serão formadas as áreas de exposição da Vitrine Tecnológica, ponto referencial na 25ª Abertura Oficial e que envolverá ainda as culturas de soja e milho. Nas áreas destinadas às culturas alternativas, a semeadura ocorrerá entre 30 de outubro e 15 de novembro. Rudineli Carvalho, coordenador do Escritório do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em Tapes, destaca que a lavoura da Abertura terá 1,4 hectare e manejo de acordo com as recomendações técnicas para altas produtividades.
VITRINE 
Reunião organizada pelo diretor-executivo da Federarroz, Anderson Ricardo Levandowski Belloli, que coordena a 25ª Abertura Oficial, formalizou as normas da Vitrine Tecnológica na sexta-feira (12/9). O presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles, apresentou as metas do evento a pelo menos 20 representantes de empresas públicas e privadas envolvidas na pesquisa, insumos e tecnologia da lavoura de arroz, milho e soja, como Irga, Embrapa, FMC, Adubos Piratini, Dow, Bayer, Basf, RiceTec, Fundação Pró-Sementes, Pionner, Dupont, Ihara, Kock Agronomic Services, entre outros.

Além disso, foi servido um almoço de confraternização pelo Sindicato Rural da Tapes e Sentinela do Sul, com a presença de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo locais. O presidente interino da Associação de Arrozeiros de Tapes, Luiz Carlos Chemale, destaca que a comunidade tapense está muito entusiasmada com a realização da 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, pois dispõe de ótima estrutura no Parque do Sindicato Rural e está se organizando para bem receber aos 20 mil visitantes esperados. “É uma grande oportunidade de o produtor se atualizar e buscar as tecnologias que melhor se adaptam à sua realidade, pois todas as empresas importantes na área de tecnologias e insumos estarão na Vitrine Tecnológica apresentando o seu portfólio de variedades, produtos e serviços”, finaliza Henrique Osório Dornelles.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO