Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Maior feira tecnológica do Estado é lançada em Campo Novo dos Parecis

14.04.2014
15:54
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Durante o lançamento oficial da Parecis SuperAgro, as lideranças da agropecuária matogrossense ressaltaram a consolidação da exposição como uma das principais feiras tecnológicas do país e a maior de Mato Grosso.
 
O presidente da Famato, Rui Prado, disse que a Parecis SuperAgro caminha para ser a maior feira tecnológica do Brasil porque busca soluções aos produtores sobre as mazelas dos campos.
 
“Aqui é um encontro entre produtores na busca de agregar valor aos próprios produtos, adquirindo conhecimento discutindo os nossos problemas, e claro, fazendo negócios”, disse Prado no lançamento.
 
O vice-presidente da Aprosoja no Centro Oeste, Adolfo Petrin, além de parabenizar o presidente do Sindicato Rural do município, Alex Utida, pela organização do evento, deixou claro a satisfação da entidade na busca da feira pelo aumento de renda do produtor.
 
“Temos orgulho de sermos parceiro desse evento organizado pelo Sindicato e focado em trazer renda para o produtor, que é o foco da Aprosoja”, afirmou.
 
Utida ressalta profissionalismo
O organizador da feira, Alex Utida, agradeceu aos elogios recebidos pelo aumento da feira neste ano, mas destacou que só foi possível devido aos investimentos dos expositores.
 
“Esse ano aumentamos o número de expositores e quero deixar bem claro que a Parecis SuperAgro só é feita por conta de quem expõe, nosso papel é somente organizar, mas os expositores são os realizadores realmente”, falou.
 
O superintendente do Banco do Brasil, Fabio Pereira Ribas, se disse impressionado com o empreendedorismo dos produtores da região, e afirmou que esse é um dos motivos com os quais a instituição está disposta a oferecer cada vez mais crédito.
 
 “Cheguei há um ano e me impressiono com este estado, vocês olham para frente e buscam cada vez mais tecnologia para avançar, o Banco do Brasil acredita que aqui tem potencial produtivo e vai crescer ainda mais, apesar das mazelas logísticas tem produtores empreendedores”, salientou Fabio.
 
Críticas a logística
A abertura da feira foi oportunidade também de os produtores criticarem o poder público principalmente devido às más condições das estradas no Estado.
 
“Infelizmente hoje o Governo Federal não faz a parte que compete a ele, não faz investimentos que deveria fazer em logística, está muito claro que Mato Grosso cresce mais do que investem aqui”, alertou Rui.
 
A importância do agronegócio para a economia brasileira também foi discutida por Utida, assim como o descaso do Governo Federal também não passou despercebida.
 
Ele lembrou que um terço do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é de responsabilidade do agronegócio matogrossense, mas o retorno investido não é o equivalente.
 
“Pelo nosso tamanho devemos ser mais valorizados, temos que exigir do Poder Publico mais investimentos nessa região e atrair os olhares do Governo, nossas estradas estão em péssimas condições, perdemos dinheiro por conta disso, e pior, muitas vezes perdemos até amigos”, exclamou.
 
Palestras
Problemas com sistema tributário, corrupção e burocracia também foram lembrados, além da falta de mão de obra em Mato Grosso. Todos esses problemas prometem ser discutidos durante a sétima edição da Parecis SuperAgro.
 
“A feira veio para discutir os futuros desafios do campo, falar sobre logística, vamos discutir a importância no investimento de educação e mão de obra dentre tantas outras coisas que abrangem o campo”, finalizou Alex Utida.
 
As palestras desta segunda-feira (14) iniciaram pela manhã com "Uma visão de futuro ao agronegócio brasileiro", ministrada pelo doutor Marcos Fava Neves, especialista em planejamento e gestão estratégica/USP.
 
No período da tarde, a partir das 14h, haverá a palestra "Máxima produtividade com o uso de plantas de alto desempenho", ministrada pelo doutor José de Barros França Neto, que representa a Sementes Adriana.
 
Festival do Milho e Pipoca
À noite a feira será aberta para a população e iniciará o Festival do Milho e Cine Pipoca. A partir das 18h estarão em cartaz os filmes “Reino Escondido” e “G.I. Joe - A Retaliação”.
 
Para o festival, os organizadores montaram uma tenda com 300 lugares e 12 pontos de distribuição de pipocas.
 
Segunda safra
A Parecis SuperAgro é realizada durante o período da segunda safra, o município é o que mais planta girassol no Brasil, além de ter plantação de milho, algodão e milho-pipoca, tornando-se assim, referência em segunda safra no país.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO