Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Maioria dos aeroportos com mais potencial fica na região Sudeste

18.09.2014
09:33
FONTE: g1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Aeroporto de São José dos Campos é o terminal regional com maior potencial de desenvolvimento
O aeroporto de São José dos Campos (SP) é o terminal aeroportuário regional com maior potencial de desenvolvimento econômico no país, segundo estudo divulgado pela empresa de Inteligência de Mercado Urban Systems, que teve como base o programa de investimentos em logística para aeroportos do governo federal.

O estudo traz uma relação dos 100 aeroportos regionais brasileiros com potencial de desenvolvimento. Entre os 20 com “muito alto” potencial, 11 estão na região Sudeste. Outros 7 estão na região Sul, 1 no Nordeste e 1 no Centro-Oeste. Seis deles ficam no estado de São Paulo, 4 no Paraná, 3 em Minas Gerais, 2 no Rio de Janeiro, 2 em Santa Catarina, 1 na Paraíba, 1 no Rio Grande do Sul e 1 em Goiás.

Os cinco primeiros são Aeroporto de São José Dos Campos (SP), Aeroporto de Ribeirão Preto (SP), Aeroporto de Joinville - Lauro Carneiro de Loyola (SC), Aeroporto de Campos dos Goytacazes (RJ) e Aeroporto de Uberlândia - Tenente Aviador César Bombonato (MG).

Outros 20 têm potencial "alto" de desenvolvimento, 20 têm potencial "médio" e 40 têm potencial "baixo".

A classificação foi determinada por fatores como infraestrutura e localização, transporte de passageiros, transporte de cargas, hospedagem, varejo e educação.

“Para aferir o desempenho criamos o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), uma metodologia que leva em consideração aspectos como informações comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais dos impactos da atividade portuária na região estudada”, explica o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção.

O objetivo do levantamento, além de avaliar o potencial dos complexos, é destacar o papel indutor dos aeroportos na economia regional. Segundo Assunção, 50% das viagens realizadas nos aeroportos regionais são feitas por executivos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO