Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Mais 3 montadoras aderem a plano para contemplados em consórcio

25.04.2015
06:49
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Montadoras tentam reverter queda nas vendas
Mais 3 marcas aderiram ao plano das montadoras de oferecer vantagens aos contemplados em consórcios para que fechem a compra de veículos. A iniciativa, que começa no próximo dia 1º, foi anunciada na última quinta (23). Nesta sexta (24), foi divulgado que Ford, Mercedes-Benz e Nissan se juntarão ao grupo que já era formado por Audi, Chevrolet, Fiat Chrysler, Honda, Hyundai Caoa (que vende modelos da montadora sul-coreana exceto os da família HB20), Toyota e Volkswagen.

Até 15 de junho, cada marca promete dar, nas concessionárias e nos feirões, algum benefício para o consorciado contemplado em sorteio ou que tenha dado um lance decidir comprar um carro. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), há 240 mil brasileiros nessa situação. Para a indústria, que enfrenta baixa nas vendas desde 2013, este é um volume que corresponde a um mês de vendas.
Além de marcas de carros participam as de caminhões DAF, Ford, Iveco, MAN e Scania.

Nenhuma marca de moto, tipo de veículo cujas vendas ocorrem em grande parte por consórcio, aderiu à iniciativa até esta sexta.

Como funciona

No consórcio, os participantes podem adquirir um veículo por meio de lance ou quando são contemplados em sorteio -nestes casos, têm até o final do grupo de consórcio para realizar a compra do veículo. "Se a pessoa foi contemplada, por exemplo, na assembleia 25, e o grupo é de 50 meses, ela tem até a assembleia 50 para comprar", explica o presidente da Abac, Paulo Roberto Rossi.

As fabricantes participantes não detalharam, no entanto, quais serão as vantagens que vão oferecer ao consorciado para atrai-lo. "Eu não posso falar por marca, mas creio que um benefício ele levará com certeza, quer seja um acessório, quer seja uma condição favorável para levar um carro superior, com algum agregado ou componente adicional. Cada uma tem sua política comercial", diz Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, a federação dos concessionários.

Para conhecer as condições oferecidas, o consorciado contemplado deverá procurar uma loja da marca de sua preferência ou participar de feirões promovidos por ela. "O espírito é concorrencial. É aberto para ele (o consumidor) buscar sua melhor oportunidade de negócio", diz Moan, da Anfavea.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO