Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Mais de 60% dos americanos cancelarão viagens a regiões com Zika

31.01.2016
03:32
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Uma pesquisa realizada pelo empresa de gestão de risco de viagens On Call International constatou que cerca de 64% dos entrevistados norte-americanos iria cancelar sua viagem a países afetados pelo vírus Zika.

Os resultados têm como base uma pesquisa do Google Consumer com 1.934 consumidores nos Estados Unidos com 18 anos ou mais.

Cerca de 69 % de todos os entrevistados do sexo feminino disseram que iriam cancelar os seus planos de viagem e 37 % das mulheres com idades entre 25-34 anos eram as mais propensas a cancelar sua viagem, de acordo com a pesquisa.

O vírus Zika transmitido por mosquito está presente em 23 países e territórios nas Américas. Clique aqui e veja o mapa dos países que registraram casos da doença.

O Brasil, o país mais atingido, relatou em torno de 3.700 casos da malformação congênita devastadora chamada microcefalia, que têm forte suspeita de estar relacionado com Zika.

Mulheres grávidas ou que possam engravidar dentro de um mês antes de visitar um país afetado pelo Zika devem adiar seus planos de viagem para evitar a infecção, afirmou o chefe da área médica da On Call Internacional, Robert Wheeler, em comunicado.

A França já tinha recomendado na quinta-feira (28) que as mulheres grávidas não viajem aos territórios franceses da Guiana e Antilhas, onde há a presença do zika vírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na quinta a criação de um Comitê de Emergência para orientar sobre formas de lidar com o zika vírus. Para a diretora-geral da organização, a doença "se propaga de maneira explosiva". O número de casos, estima a organização, pode chegar a 4 milhões nas Américas.

Sintomas do zika

Não existe vacina ou tratamento para o zika, que é da mesma família da dengue e da febre chikungunya. Os sintomas do zika são: febre intermitente, erupções na pele, coceira, dor muscular e vermelhidão nos olhos. A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias.

O quadro de zika é muito menos agressivo que o da dengue. Cerca de 80 % das pessoas não exibem sintomas, o que torna difícil saberem se foram contaminadas. Não há vacina nem tratamento específico para a doença. Assim como na dengue, o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado por causa do risco aumentado de hemorragias.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO