Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Mapa se compromete a liquidar processos de Pepro, diz Aprosoja-MT

22.11.2014
07:22
FONTE: Agrodebate

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Foi firmado compromisso entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) para  agilizar as análises e pagamentos dos processos em aberto do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) dos produtores que não receberam o valor referente à comercialização de milho da safra 2013/14.

Segundo a Aprosoja, há 464 processos restantes, dos quais 74 estão em situação de reanálise. “O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai encaminhar para a Conab-MT seis técnicos para realizar nova força-tarefa e liquidar todos os processos. Eles já começam a trabalhar na próxima segunda-feira (24), inclusive com turnos de meio-período aos sábados e domingos,” destacou o vice-presidente da Região Norte da Aprosoja, Antônio Galvan.

Classificação de grãos
Durante a assembleia geral da Aprosoja Brasil realizada ontem, em Brasília, foi apresentada proposta da Aprosoja sugerindo novos mecanismos técnicos para o procedimento de classificação de grãos. Ainda hoje, não há uma padronização sobre os critérios usados para a definição de descontos para os grãos que são comercializados fora de padrão.

A proposta da Aprosoja ainda será analisada pelas equipes das dez unidades estaduais da associação e da Aprosoja Brasil. Depois disso, o conteúdo será complementado e finalizado. “Abrimos espaço para análise e contribuição das entidades. Nossa intenção é ainda este ano protocolar o documento junto ao Ministério Público, pedindo a abertura de consulta pública sobre o assunto”, revela Galvan.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO