Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Mato Grosso tem 36 casos de estomatite vesicular confirmados

28.07.2014
11:28
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou 36 casos de estomatite vesicular animais de Mato Grosso. Todos são provenientes de 6 propriedades focos do município de Castanheira, no norte do estado.

As suspeitas da doença surgiram há pouco mais de um mês, quando foram detectados sinais clínicos compatíveis com a síndrome vesicular em um muar, considerado caso provavél de estomatite. Um dia após, um bovino que estava na mesma propriedade também apresentou sintomatologia semelhante. Para este último houve a confirmação para a doença após exame no laboratório agropecuário nacional (Lanagro). Trata-se de uma fêmea de 24 meses.

Desde que a investigação sanitária foi iniciada, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) interditou 125 propriedades rurais em Castanherias porque elas apresentaram animais com a sintomatologia da doença ou porque estavam em um curto raio de distância da primeira propriedade onde surgiu o problema. Em pouco mais de um mês, três mil animais foram inspecionados.

Conforme o Instituto, as fazendas permanecerão interditadas por até 21 dias após o último animal doente. Isto porque o período de manifestação dos sintomas varia em média duas semanas.

Investigação

 Estes não são os primeiros casos de estomatite vesicular registrados em Mato Grosso. Em 2008 um foco foi confirmado em Cocalinho. A doença foi identificada, à época, em sete animais de cinco propriedades.

Além de Mato Grosso, focos de estomatite vesicular em animais foram confirmados nos estados da Bahia, Piauí e Maranhão, segundo o Ministério da Agricultura. Desde maio deste ano, os casos da doença não precisam ser notificados para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A doença

A enfermidade é uma síndrome vesicular causada por um vírus e que apresenta  sintomatologia parecida com outras doenças vesiculares, como a febre aftosa. Pode afetar cavalos, jumentos, mulas e burros, bovinos, suínos e humamos.

Animais sadios que convivem com outro doente podem ser contaminados. Da mesma forma, materiais como cela ou arreio podem facilitar a transmissão do vírus causador.

Em humanos a estomatite pode ser confundida com uma forte gripe, apresentando sintomas como dores musculares, febre e até mesmo lesões. O risco de contaminação ocorre desde que ocorra o manuseio de lesões dos animais doentes sem a utilização de equipamentos de segurança.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO