Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Medidas de restrição aérea na Copa podem afetar até 800 voos, diz FAB

21.03.2014
16:35
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta sexta-feira (21) que 800 voos podem ser afetados por medidas de restrição que serão tomadas durante o período da Copa do Mundo. O principal impacto será a suspensão de pousos ou decolagens nos aeroportos durante parte do dia em que haverá jogos em nove aeroportos.

O mundial ocorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho e 12 cidades sediarão os jogos – Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). A partida de abertura será entre Brasil e Croácia, no dia 12, em São Paulo.

De acordo com a FAB, há 16 aeroportos nas 12 cidades-sede do mundial. A Força Aérea informou que haverá suspensão de pousos uma hora antes dos jogos e até quatro horas após o início das partidas nos aeroportos da Pampulha (MG), Curitiba, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Santos Dummont (RJ), Recife e Salvador. Estarão suspensas as decolagens no aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN).

Os aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Brasília (DF), Galeão (RJ), Confins (MG), Campinas (SP) e Porto Alegre (RS) não será afetados pelas medidas.

Durante apresentação em Brasília das ações para a Copa, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, afirmou que as companhias informaram ter vendido 10% das passagens disponibilizadas para o período. Segundo ele, as empresas que venderam passagens para voos afetados pelas restrições da FAB deverão realocar os passageiros.

"Alguns voos já estavam sendo vendidos. Alguns voos já tinham sido comercializados e isso [as medidas] gera impacto. O número de 800 voos seria o impacto máximo se todos os slots [horários de pouso e decolagem] forem vendidos. Se houver qualquer ajuste, e as companhias terão que se adequar, o passageiro não poderá ser prejudicado, ele terá que ser realocado. Se não for, o passageiro poderá, então, escolher um voo que o atenda melhor, essa é a função das empresas. Elas terão que fazer isso", disse.

Restrições

A FAB informou que haverá três tipos de restrição para o tráfego aéreo em volta dos estádios nos dias de jogo. Na área mais próxima às arenas, por exemplo, só serão permitidos os voos de aeronaves governamentais, militares, de segurança púbica e ambulâncias. Num raio de distância um pouco maior, só poderão trafegar os voos regulares, realizados com frequência. Em áreas mais distantes, os demais voos deverão ter comunicados à Anac.

O comandante de Defesa Aeroespacial da FAB, major-brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, disse que serão usados durante a Copa do Mundo aeronaves, helicópteros, caças, tanques e militares.

“O foco das ações é o jogo, o momento do jogo, as horas anteriores e as seguintes. É no momento do jogo que precisamos restringir as áreas para facilitar o trabalho de defesa aérea, para possibilitar o trabalho e, ao mesmo tempo, garantir o fluxo aéreo”, disse o major.

Segundo ele, a FAB já havia trabalhado com as áreas de exclusão em outros grandes eventos realizados no Brasil, como a conferência Rio+20, a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, no ano passado, quando o Papa Francisco veio ao país.

"O ponto-chave da operação da Aeronáutica durante a Copa são as áreas de exclusão, que foram baseadas em padrões e normas internacionais de tráfego aéreo, com a finalidade de garantir a defesa aérea e, ao mesmo tempo, assegurar o fluxo e o tráfego aéreos, de forma rápida, segura e ordenada".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO