Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Melancia está bonita e tem qualidade, mas os preços não agradam em GO

22.10.2014
10:56
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Melância
Em Goiás, é época da colheita da melancia. A fruta está bonita e com qualidade, mas os preços pagos ao agricultor andam baixos demais.

A região de Lagoa do Bauzinho, distrito de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, é uma das maiores produtoras de melancia do estado.

Na propriedade de Deolindo Gazeta, os funcionários trabalham em uma área de 10 hectares. O produtor mostra que a melancia este ano se desenvolveu bem, está grande e viçosa, mas para obter esse resultado, o custo com a lavoura foi alto: cerca de R$ 60 mil com sementes, adubos, herbicidas e fungicidas para o controle das pragas.

Este ano, Deolindo vai vender 400 toneladas da fruta, só que o preço preocupa. É que no ano passado, o quilo da melancia foi negociado a R$ 0,60, enquanto este ano, o valor caiu pela metade. "O preço hoje está ruim porque no Sul está frio e nosso consumo maior é para sucos. Assim que esquentar, esperamos que o preço melhore", diz.

Em plena colheita, além do grande movimento de trabalhadores, o que não para no local são os caminhões, que transportam a fruta para os mercados de municípios vizinhos e das regiões Sudeste e Sul do país.

Goiás é o segundo maior produtor de melancia do país, só perde para o Rio Grande do Sul. O cultivo da fruta no sudoeste do estado acontece praticamente o ano todo, enquanto alguns produtores estão colhendo, outros começam o trabalho de plantio. Somente nos meses chuvosos, entre novembro e fevereiro, é que os produtores dão uma trégua na plantação.

Dailton da Silva está plantando sete hectares da fruta e daqui a 70 dias espera colher 30 toneladas por hectare. "Acho que vai dar para pagar os custos e sobrar alguma coisinha", conta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO