Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Mercado financeiro projeta inflação abaixo da meta em 2017

20.02.2017
18:55
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Mercado financeiro prevê inflação dentro da meta pela primeira vez no ano

    Para 2017, a expectativa do mercado financeiro para a inflação permaneceu estável em 4,90%.

Pela sétima semana consecutiva, o mercado financeiro melhorou as projeções para o custo de vida no País. Dados do Boletim Focus mostram que as expectativas para a inflação do ano recuaram de 4,47% para 4,43%.

As informações foram divulgadas pelo Banco Central nesta segunda-feira (20). Todas as semanas, a instituição reúne dados junto a mais de 100 analistas do mercado financeiro. Com base nessas informações, é possível ter uma ideia de quais são as previsões da maioria dos analistas.

Caso essa expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano se confirme, será a primeira vez, desde 2009, que a inflação fica abaixo do centro da meta perseguida pelo Banco Central.

No Brasil, a principal missão do BC é manter a inflação estável e em um nível baixo. Para deixar esse trabalho mais claro, a instituição tem o objetivo de fazer com que o IPCA do ano fique em 4,5%.

Limite de tolerância para a inflação
Como existem muitos fatores que podem influenciar esse número, existe uma margem de erro para mais e para menos. Com isso, o limite máximo de tolerância para a inflação é uma taxa de 6% e o mínimo é de 3%.

Para 2018, o mercado financeiro acredita que a inflação vai ficar em 4,5%, exatamente no centro da meta. Essa previsão tem se mantido no mesmo lugar há 30 semanas consecutivas. Já o Banco Central tem um cenário mais otimista para o IPCA: taxa de 4% em 2017 e de 3,4% em 2018.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO