Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Mercado financeiro vê inflação menor em 2016 e 2017

24.10.2016
12:06
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • CNI avalia como positiva queda dos juros

    Confederação adverte, no entanto, que a recuperação definitiva da economia depende da aprovação das medidas de ajuste fiscal.

O mercado financeiro está cada vez mais otimista com o custo de vida do brasileiro. Pela sexta semana consecutiva, melhorou as projeções para a inflação de 2016. Agora, a expectativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) termine o ano em 6,89%. A previsão anterior estava em 7,01%.

Os dados são parte do Boletim Focus, uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas e economistas. O Banco Central, que compila esses dados, publica as informações toda segunda-feira.

Além das projeções para 2016, as expectativas para o próximo ano também estão mais favoráveis, passaram de 5,04% para 5% – esse foi o terceiro ajuste consecutivo para melhor. Parte dessa correção tem sido influenciada pela melhora de indicadores.

A prévia da inflação oficial, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), fechou outubro em 0,19% – a menor taxa para o mês desde 2009, quando bateu em 0,18%. Alimentação e bebidas, artigos de residência e despesas pessoais ficaram mais baratos no período e influenciaram o resultado.

Feijão fica mais barato

Itens que antes tinham se tornado um peso para o bolso dos brasileiros, agora começam a dar alívio, a exemplo do feijão-carioca, que caiu 6,17% segundo O IPCA-15 de outubro. O leite longa vida, que havia disparado no início do ano, caiu 8,49% neste mês.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO