Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Microsoft compra criadora de 'Minecraft' por US$ 2,5 bilhões

15.09.2014
15:26
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Empresa de 'Minecraft' foi comprada pela Microsoft
A Mojang, empresa criadora do game "Minecraft", anunciou nesta segunda-feira (15) que foi comprada pela Microsoft por US$ 2,5 bilhões. A transação havia sido especulada na semana passada e foi confirmada no blog oficial da Mojang. Esta é a maior aquisição da Microsoft após o executivo Satya Nadella assumir a presidência da companhia.

Segundo Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, as versões de "Minecraft" para outras plataformas a princípio continuarão disponíveis. "Nós acreditamos no poder do conteúdo para unir as pessoas. 'Minecraft' adiciona diversidade ao nosso portfólio de jogos e nos ajuda a alcançar novos jogadores em outros dispositivos. É por isso que nós planejamos manter 'Minecraft' disponível em todas as plataformas – incluindo iOS, Android e Playstation".

Spencer afirmou ainda que "Minecraft" é o maior jogo on-line da rede Xbox Live, "com mais de 2 bilhões de horas jogadas no Xbox 360 nos últimos dois anos". "Esse relacionamento de trabalho estabeleceu as fundações para outras oportunidades. Nós vemos há muito tempo o potencial incrível de 'Minecraft'".

"Minecraft" é um fenômeno comercial desde suas versões de teste. Hoje disponível também para PlayStation 4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e dispositivos móveis, o game permite que os jogadores construam praticamente qualquer coisa a partir de seu sistema de blocos e materiais. A liberdade é tanta que os fãs mais dedicados recriaram aeronaves, cidades e até o planeta Terra dentro do jogo.

Saída de 'Notch'

Markus "Notch" Persson, o sueco criador de "Minecraft" e um dos fundadores da Mojang, irá deixar a empresa após sua aquisição pela Microsoft. A notícia não surpreende, já que o desenvolvedor é conhecido por querer se manter independente e não ter laços com corporações. Mais cedo neste ano, "Notch" cancelou a versão de "Minecraft" para os óculos de realidade virtual Oculus Rift após a Oculus, criadora do acessório, ter sido comprada pelo Facebook.

"Notch" falou sobre a saída em seu blog oficial: "Não é pelo dinheiro. É pela minha sanidade", disse, em uma longa carta de despedida. O blog da Mojang também comentou o caso.

"'Minecraft' cresceu de um simples jogo para um projeto de significância monumental. Apesar de estarmos enormemente orgulhosos do que 'Minecraft' se tornou, 'Notch' nunca teve a intenção de torná-lo tão grande", afirmou Owen Hill, executivo da Mojang. "Nos últimos anos, ele tentou trabalhar em projetos menores, mas a pressão de ser dono de 'Minecraft' foi muito grande. A única opção era vender a Mojang. Mas ele continuará a fazer coisas legais. Não se preocupem com isso", continua a postagem.

Sobre o futuro do desenvolvimento de "Minecraft", um jogo independente que deve grande parte de sua popularidade à sua maleabilidade e à possibilidade de os jogadores modificarem o game livremente, tanto Mojang quanto Microsoft buscam tranquilizar seus fãs.

"Nós respeitamos a marca e o espírito independente que tornou 'Minecraft' ótimo. Nós vamos manter a tradição de inovação para levar a franquia adiante. Nossos investimentos na 'nuvem', na Xbox Live e em tecnologias móveis vão permitir que os jogadores se beneficiem de mundos mais ricos e rápidos, ferramentas de desenvolvimento mais poderosas e mais oportunidades de se conectar com a comunidade de 'Minecraft'", afirmou Phil Spencer.

Já Owen Hill conta que "Minecraft" irá continuar a evoluir do mesmo modo. "Nós não sabemos sobre planos específicos para o futuro, mas sabemos que todos os envolvidos querem que a comunidade cresça e se torne mais interessante do que nunca. Impedir os jogadores de fazer coisas legais não está no interesse de ninguém".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO