Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Ministro diz que é 'cético' em relação a 'várias agências reguladoras'

25.05.2016
11:26
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou nesta quarta-feira (25), no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que é “cético” em relação ao que, segundo ele, várias agências brasileiras “acabaram se transformando”. Ainda de acordo com o ministro, algumas das agências reguladoras do país têm “problemas que devem ser acertados”.

Moraes não especificou quais agências ele estava se referindo e nem mesmo quais seriam os problemas que ele avalia que têm de ser corrigidos. A declaração ocorreu no momento em que o titular da Justiça estava elogiando o trabalho do Cade na sessão de despedida de Vinicius de Carvalho da presidência da agência responsável pela prevenção de abusos do poder econômico.

“O Cade é um exemplo de agência eficiente, de agência independente. Logo que o Brasil adotou esse modelo de agências, havia muita dúvida sobre como haveria evolução dessas agências. Eu era um entusiasta das agências e hoje sou um pouco mais cético em relação ao que várias agencias acabaram se transformando”, afirmou o ministro.

Alexandre de Moraes participou na manhã desta quarta-feira da última sessão de Vinicius de Carvalho como presidente do Cade. O mandato dele termina em 29 de maio. Nessa data, quem assume a presidência do órgão, interinamente, é Márcio de Oliveira Júnior, o conselheiro mais antigo do órgão.

Caberá ao presidente da República indicar o nome de um novo presidente para o Cade, com mandato de quatro anos, que terá de ser aprovado pelo Senado.

O ministro disse que o “modelo” de agências independentes é importantíssimo, mas que algumas revelam problemas “que devem ser acertados”.

“O modelo é importantíssimo, mas há em algumas delas problemas que devem ser acertados, o que não houve aqui no Cade. Esses problemas não ocorreram aqui no Cade. O Cade, pelo contrário, foi evoluindo, foi acertando esse modelo de independência, no modelo de escolher, de optar por prioridades, atuar no que realmente importa no Brasil e por isso que há o reconhecimento não só nacional, mas internacional”, afirmou.

O Cade é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, que tem função de trabalhar pela livre concorrência no mercado brasileiro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO